Cientista político afirma que apoio do PSDB do RN a Doria é fundamental


Foto: José Aldenir/Agora RN

O cientista político e sociólogo Alberto Carlos Almeida, em entrevista ao Agora RN, afirmou que o apoio da executiva estadual do PSDB do Rio Grande do Norte será fundamental para uma possível vitória do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nas prévias presidenciais do Partido da Social Democracia Brasileira, que serão realizadas em 21 de novembro de 2021.

Alberto Carlos Almeida fez o cálculo baseado em informações que colheu nos Estados. A análise considerou votos em cada unidade da Federação e aponta vantagem do paulista sobre Eduardo Leite, sobretudo no Rio Grande do Norte. Pelos dados do cientista político, 90% dos filiados com cargos eletivos no RN aptos a votar, declararam voto à João Doria.

“O Rio Grande do Norte será de fato um diferencial nesta disputa. Proporcionalmente, o Estado detém maior força pró João Doria do que até mesmo São Paulo (Estado de origem de Doria). Costumo dizer que, entre os Estados do Nordeste, é na terra de Câmara Cascudo que Doria abre larga vantagem sobre o governador do Rio Grande do Sul”, argumentou.

Alberto Carlos Almeida ainda evidenciou que foi fundamental o apoio que João Dória recebeu do presidente do partido e da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira. “A executiva do PSDB no Rio Grande do Norte fechou com Doria logo no início da disputa. Esta decisão foi importante para o governador de São Paulo, mostra coesão do partido”, frisou.

Em outubro, a decisão da Executiva Estadual do PSDB/RN foi tomada no entendimento de que “João Doria é, dentre os postulantes nas prévias nacionais, o melhor candidato para retomar o desenvolvimento do país, preservar a democracia e estabelecer políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis”.

“Os membros da comissão executiva estadual do Rio Grande do Norte estão convictos de que o governador João Doria reúne as melhores condições para vencer as prévias, as eleições e assim resolver as misérias que assolam os brasileiros de Norte a Sul do país”, diz um trecho da Carta da Executiva Estadual definindo o apoio ao governador de São Paulo.

Nas prévias do partido o peso de cada eleitorado varia: o voto dos filiados conta como 25% do total final, o dos deputados federais, senadores, vice-governadores e ex-presidentes do partido somados também têm 25%, assim como o dos deputados estaduais. Os 25% restantes ficam com a política municipal, com 12,5% para prefeitos e 12,5% para vereadores.

Além de João Doria e Eduardo Leite, também concorre às prévias do PSDB com vistas à corrida eleitoral ao Palácio do Planalto em 2022, o ex-senador Arthur Virgílio. O Rio Grande Norte possui cinco deputados estaduais, 31 prefeitos, 24 vice-prefeitos, 244 vereadores e 22 mil filiados aptos a votar.

AGORA RN