AGN-RN lança aplicativo para concessão de crédito a empreendedores do RN


Os empreendedores formais e informais passarão a ter acesso, a partir do próximo dia 22 deste mês, ao aplicativo RN + Crédito, uma ferramenta que possibilitará dar início ao processo de aquisição de financiamento das diversas linhas disponibilizadas pela Agência de Fomento do Rio Grande do Norte sem precisar sair de casa ou do próprio estabelecimento comercial. A ferramenta foi desenvolvida pela Gerência de Tecnologia da instituição financeira potiguar.

Agora, além das opções já disponíveis de atendimento direto na sede da Agência, pelo Whatsapp ou através dos parceiros da AGN-RN, o empreendedor poderá iniciar o processo de contratação ao realizar um pré-cadastro na plataforma. A partir daí será realizada análise de crédito, indicação dos indicar valores que o empreendedor deseja financiar, objetivo da contratação, dentre outras informações necessárias para enquadramento em uma das linhas operadas pela instituição.

A plataforma oferecerá ainda a possibilidade de os contratantes realizarem o envio de toda a documentação necessária à contratação de forma digital, bem como, de acompanhamento de todo o processo desde o pré-cadastro até a aprovação do financiamento para a assinatura do contrato. Ainda no sistema online, serão disponibilizados links para o site oficial e a página de dúvidas mais frequentes relacionadas ao funcionamento do crédito na instituição.

O aplicativo, inclusive, não vai exigir que seja feito qualquer download ou instalação em aparelhos celulares, tablets ou mesmo computadores. O funcionamento se dará todo no sistema de nuvem e, para ter acesso, será necessário apenas clicar no link a ser disponibilizado no lançamento do app.

Para a diretora-presidente da AGN-RN, Márcia Maia, o desenvolvimento da plataforma atende à diretriz da política de estímulo e fomento à economia potiguar estabelecida pelo Governo do Estado e a governadora Fátima Bezerra em razão da necessidade de o empreendedor, se precisar, ter acesso cada vez mais rápido e simples aos serviços da Agência de Fomento. Antes, a instituição já havia implementado o atendimento por meio de whatsapp, ainda no início da pandemia provocada pelo Covid-19.

“É uma iniciativa importante no apoio aos empreendedores do nosso estado, pois não basta disponibilizarmos o crédito. Nós precisamos criar ferramentas para que eles possam acessar os recursos com a menor dificuldade possível. Garantir esse acesso pode representar a diferença entre uma empresa seguir funcionando, manter empregos e mesmo crescer ou precisar fechar as portas”, ponderou a diretora-presidente.

CRÉDITO NA AGN

A atuação da Agência de Fomento do RN integra a política pública estadual do Governo do RN de fomento à economia norte-rio-grandense. Em pouco mais de dois anos, empreendedores e empresas do Rio Grande do Norte conseguiram uma injeção de recursos, via AGN-RN, superior a R$ 60 milhões. São mais de 14 mil operações de crédito a partir das mais diversas linhas de crédito geridas pela instituição.