16 de maio de 2025

19 federações ‘soltam a mão’ de Ednaldo, inclusive a FNF, e articulam eleger novo dirigente na CBF


O nome que ganha força para substituir Ednaldo Rodrigues, afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),é Samir Xaud. Presidente eleito da Federação Roraimense (FRF), ele terá o apoio de pelo menos 19 federações que, na noite desta quinta-feira, publicaram um manifesto pela estabilidade da entidade e criticando o presidente afastado.
Aos 40 anos, Samir Xaud foi eleito em janeiro de 2025 para substituir o pai, Zeca Xaud, no comando da entidade a partir de 2027 até 2030. Zeca é um dos mais longevos cartolas entre as federações e, em 2026, completará 40 anos no cargo.
O filho é médico especialista em infectologia e medicina do esporte e atua também como empresário no ramo de treinamento esportivo. Samir não tomaria posse da FRF, em 2027, caso vencesse a eleição da CBF, que será para o quadriênio 2025-2029.
O perfil jovem é um ponto positivo na avaliação dos dirigentes que o apoiam. “O cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão”, diz um trecho do manifesto, assinado pelas federações.
Por outro lado, o nome gerou reações negativas entre alguns clubes consultados pelas entidades estaduais, já que é preciso também apoio das agremiações para inscrição da chapa na eleição.
Há preocupação de que haja interferência política na indicação. A FRF tem apenas 10 filiados, dos quais nove votaram em Samir (o Monte Roraima esteve ausente no pleito). A pouca relevância de Roraima no cenário do futebol brasileiro também preocupa.
Entre os clubes do Estado, apenas o GAS disputa o Campeonato Brasileiro nesta temporada, na Série D. O clube é também o atual bicampeão de Roraima.
O São Raimundo, que jogou a Série D em 2024, é outro destaque do Estado, junto do Náutico, Baré e Atlético Roraima, que estiveram na quarta divisão pela última vez, em 2022, 2020 e 2019, respectivamente.
Em 1995, quando a Série C era a última divisão, Roraima emplacou três clubes na terceira divisão. Atlético Roraima, Baré e Progresso estiveram entre os 107 participantes de todos os 26 Estados brasileiros.
O que falta para o lançamento da candidatura de Samir é a própria eleição. Não há data definida para isso, mas Fernando Sarney, vice da CBF indicado como interventor pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), tem prazo de 30 dias para marcar o pleito já convocado. O desejo do interino é “que seja logo”.
“Não é o momento eleitoral ainda. Não voto. Mas já ouvi falar (do Samir Xaud). Não posso dizer que não conheço. É um ótimo nome, gente boa”, declarou Fernando Sarney em conversa com o Estadão.
A situação ainda é analisada internamente. O próprio Sarney, assim como Ednaldo, podem ser candidatos. O presidente interino, porém, não vai se candidatar. Já o mandatário afastado perdeu o apoio que tinha até poucos dias.
Alguns clubes também ouviram de Flávio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que se apresentou como pré-candidato no afastamento anterior de Ednaldo, em 2023, mas ele também avisou que não tem interesse nesta vez.
Outras federações e clubes, principalmente aqueles ligados à Liga Forte União (LFU), articulam para que Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, seja candidato. Ele também tentou lançar-se em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *