08 de junho de 2018

Videomonitoramento auxilia na identificação de ocorrências criminosas em Mossoró


O sistema de videomonitoramento do município já está funcionando em pontos estratégicos e centralizados, como no Alto de São Manoel e Avenida Diocesana. O software permite um trabalho integrado dos agentes de trânsito com os guardas municipais atuando de forma integrada, no chamado Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS).

A Prefeitura dispõe hoje de 21 câmeras, sempre com 4 agentes (2 GCM e dois de trânsito) no monitoramento na central.

Um exemplo de como o videomonitoramento vem contribuindo para o trabalho da segurança ocorreu na madrugada desta quinta (07), quando o sistema registrou um flagrante de furto a um estabelecimento comercial.

“Na ocasião o operador de vídeo monitoramento de plantão na central detectou a atitude suspeita. Assim, começou a monitorá-lo passo a passo. Duas viaturas da Guarda Civil Municipal foram acionadas de imediato. Chegando ao local detiveram dois suspeitos portando equipamentos eletrônicos que haviam sido furtados de uma loja de equipamentos de informática. Isso mostra o quanto esse sistema vem para nos ajudar”, explicou Diego Fernandes, coordenador da Central.

De acordo com o secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Coronel Sócrates Vieira, experiências exitosas em várias cidades do país mostram que o videomonitoramento é ferramenta fundamental no trabalho de prevenção e identificação de ocorrências criminosas. “As câmeras facilitam o trabalho da segurança pública, também permitindo o rápido acionamento e identificação de possíveis práticas criminosas. As câmeras estão instaladas em vários pontos da cidade e monitoradas pela Guarda Civil e agentes de Trânsito”, informa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *