WhatsApp Image 2020-10-15 at 03.12.35

Uber lança serviço de mototáxi em Paris


A Uber faz testes em Paris com um novo serviço: levar passageiros de moto. A novidade foi lançada em 30 de setembro e, por enquanto, está disponível apenas a assinantes de um plano de fidelidade.

O Uber Moto é voltado a pessoas com pressa que querem escapar do trânsito. Ao chegar, o condutor deverá oferecer ao passageiro um capacete, luvas e uma jaqueta de proteção. Será permitido levar uma mala pequena ou mochila a bordo.

O preço é cobrado por tempo e distância, e sai bem mais caro do que ir de carro: um trajeto de 10 km é estimado em 56 euros (R$ 367), segundo a Uber. Em um automóvel, uma distância similar sairia por 6 euros (R$ 39).

A empresa americana já havia feito testes com mototáxis em Paris em 2012 e em Bancoc, na Tailândia, a partir de 2016, mas a ideia não ganhou tração.

O mototáxi é comum em várias cidades brasileiras, especialmente em áreas de difícil acesso, como morros nas periferias. Em São Paulo, era vetado pela prefeitura até o ano passado, quando a Justiça decidiu que a gestão municipal não poderia proibir o modelo, já que uma lei federal o autoriza.

Uma das questões com o mototáxi é o risco maior de acidentes. Em São Paulo, as mortes de motocicistas aumentaram mesmo durante o fechamento geral por conta da pandemia, quando o número de veículos nas ruas diminuiu bastante.

FONTE: https://avenidas.blogfolha.uol.com.br/2020/10/13/uber-lanca-servico-de-mototaxi-em-paris/