TRT-RN promove palestra sobre dano moral, nesta quarta (10)

TRT-RN promove palestra sobre dano moral, nesta quarta (10)


Um debate sobre o tema A vida tem preço? Valor do Dano Moral em Acidente de Trabalho, no auditório da livraria Saraiva (Midway), marcará a abertura da programação do Abril Verde, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

O primeiro encontro será realizado no próximo dia 10 de abril (quarta-feira), às 19h, e contará com a participação do desembargador Bento Herculano Duarte Neto, presidente do TRT-RN e professor de Direito do Trabalho da UFRN e do advogado Venceslau Carvalho, professor de Direito do Trabalho da UNP, da UNI-RN e da ESMAT.

A entrada é gratuita e aberta ao público. Os interessados deverão chegar ao auditório meia hora antes do início do debate, que terá duração de 70 minutos: 20 minutos de exposição para cada convidado e 30 minutos para debate a partir das perguntas do público.

Durante todo o mês de abril, o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) ficará iluminado de verde, à noite, para chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção de acidentes de trabalho.

O mês de abril foi escolhido como marco para essa mobilização em razão de um grande acidente ocorrido numa mina no estado da Virgínia (EUA) em 1969.

Desde 2005, o Brasil tem no calendário oficial o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Pelo menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A cada ano, dois milhões de pessoas morrem no mundo por doenças resultantes das atividades desempenhadas no trabalho, as chamadas doenças ocupacionais, e mais de 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais.

O Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, o que resulta em uma morte a cada quatro horas. Foram mais de 550 mil acidentes no período.