TRT-RN assina convênio com Esmarn para colaboração acadêmica e científica


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Bento Herculano Duarte Neto, e o diretor da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho, assinaram, na tarde desta terça-feira (9), convênio de cooperação técnica, acadêmica e científica entre as instituições.

A partir de agora, a Escola Judicial do TRT-RN e a Esmarn poderão, de forma mútua, fomentar e executar ações, programas e projetos nas áreas culturais, de ensino, pesquisa e extensão, bem como realizar conferências e seminários.

Além disso, com o convênio, será possível para as duas intuições permutarem informações relativas aos objetivos, conteúdos, metodologia e execução dos programas e atividades especificas a cada uma, bem como compartilhar publicações de trabalhos científicos, doutrinários, consultas, técnicas e acadêmicas.

Para o presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano, com a assinatura do convênio será possível, para as instituições, potencializar os investimentos e otimizar os recursos.

“A cooperação é uma realidade. É algo que vem sendo muito fomentado e o recente Código de Processo Civil enfatizou a importância da cooperação judiciária, inclusive, no âmbito internacional”, explicou Bento Herculano.

O desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho acredita que a assinatura do convênio trará inúmeros benefícios.

“Buscaremos trocar idéias e oferecer oportunidade de ensinamento a todos, e vamos inaugurar o convênio com um curso sobre o Juiz e a Mídia”, informou o magistrado.

O convênio assinado possui caráter não oneroso para as instituições e terá uma vigência de 30 meses.