????????????????????????????????????

Tribunal de Contas firma acordo para oferta de curso de especialização em controle externo


O Tribunal de Contas do Estado firmou nesta segunda-feira (21) a realização de um curso de especialização em Métodos Quantitativos Aplicados ao Controle Externo, ofertado em parceria com o Governo do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O curso será oferecido a servidores da Corte de Contas e faz parte do termo de cooperação firmado entre o Tribunal e o Banco Mundial, no que diz respeito à auditoria externa realizada pela Corte de Contas no contrato de empréstimo do RN Sustentável.  Além disso, foram assinados termos de cessão de nove notebooks que serão incorporados ao patrimônio do TCE.

Participaram da assinatura o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, o diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, o presidente da Segunda Câmara, conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Junior, o coordenador do RN Sustentável, Vagner Araújo, além de diretores e servidores do Tribunal de Contas.

Para o presidente da Corte de Contas, a auditoria realizada pelo Tribunal é uma oportunidade de aumentar a expertise dos servidores. “Para o tribunal, é um desafio. Tivemos que capacitar um grupo e criar uma unidade própria para isso. Você ganha de duas formas com essa parceria. Por um lado, você não precisa deslocar recursos para uma auditoria privada. Além disso, o tribunal ganha a grife de estar credenciado pelo Banco Mundial e a própria capacitação, a expertise”, disse.

Vagner Araújo acrescentou que a participação do Tribunal de Contas valoriza a própria instituição. “Você cria uma cultura sobre esses acordos de empréstimos internacionais”, apontou.