31 de janeiro de 2018

TJRN recebe amanhã (1) workshop para integrar a Justiça e a Psicologia no enfrentamento à violência doméstica


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizam nos dias 1 e 2 de fevereiro, na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), um Workshop reunindo magistrados e profissionais da Psicologia para debater maneiras de enfrentar os impactos da violência contra a mulher. Durante o encontro, será formulado um projeto de combate a essa prática em nível nacional, a ser lançado de forma piloto no RN. O evento tem o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-Mulher) do Tribunal de Justiça do RN.

“Vai ser uma união entre Justiça e Psicologia. Ou seja, entre o juiz de violência doméstica e os profissionais da Psicologia para o enfrentamento da violência contra a mulher”, resume o juiz Deyvis Marques, responsável pela Coordenadoria. Estão previstas mesas de debates, compartilhamento de experiências relativas às técnicas capazes de auxiliar o processo de recuperação das vítimas. Também deverá ser apresentada a cartilha criada pelo CFP para orientar os profissionais que lidam com vítimas e autores de violência.

De acordo com o magistrado, o workshop é fruto de um protocolo de intenções assinado entre o CNJ e o CFP, e a partir dele será formulado o projeto-piloto em âmbito local, que será desenvolvido em parceria pela Coordenadoria da Mulher do TJRN com o Conselho Regional de Psicologia. “O que sair daqui vai ser modelo para ser executado no Brasil inteiro, através do CNJ e do Conselho Federal de Psicologia”, aponta Deyvis Marques.

Natal foi escolhida para receber o Workshop após ter sediado o último Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid) no último mês de novembro.

Programação

A programação do Workshop foi elaborada em conjunto pelo CNJ e pelo Conselho Federal de Psicologia. Os juízes da violência doméstica se reunirão na Esmarn com psicólogos, tanto os que compõem o quadro do TJRN como os convidados pelo Conselho de Psicologia. A juíza assessora da Presidência do CNJ, Andremara dos Santos, marcará presença no evento.

Além disso, também participarão os coordenadores dos cursos de Psicologia e profissionais da área que trabalham com essa temática. Espera-se um público de aproximadamente 80 participantes durante os dois dias de evento.

No primeiro dia, às 9h15, acontecerá uma mesa institucional com o CNJ e o Conselho Federal de Psicologia, seguida de uma conferência, às 10h, com o tema “A Psicologia e o desafio no enfrentamento à violência contra a mulher”, proferida pela psicóloga Cecília Teixeira Soares.

Na sequência, às 11h, a mesa institucional ocorre com o TJRN e Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte, com a apresentação de informações e dados regionais. À tarde, às 14h30, haverá um momento de troca experiências entre psicólogos que atuam na Justiça, profissionais da área, além dos coordenadores dos cursos de Psicologia das universidades do RN e com os juízes.

No segundo dia acontecerá a mesa redonda “Psicologia e a Justiça: construção de novos processos”, às 9h15, com integrantes do CNJ e CFP. À tarde, a partir das 14h, será formatado o projeto-piloto e consolidadas as etapas para sua implantação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *