28 de novembro de 2018

TCE sedia evento da Federação dos Sindicatos de Servidores de Cortes de Contas


Representantes de servidores de treze tribunais de contas do Brasil estão em Natal, reunidos no 7° Congresso da Federação dos Sindicatos dos Servidores dos Tribunais de Contas, realizado pelo Sindicontas, no auditório do TCE/RN, discutindo temas alusivos à modernização dos tribunais de contas num cenário de transição.

Logo na abertura, o presidente da Fenacontas, Paulo Henrique Guimarães, ressaltou a importância do encontro, num  momento em que o país passa por uma crise econômica e política, dividido em pólos antagônicos e com muitos direitos dos servidores públicos ameaçados. “Este congresso vai ser um divisor de águas na historia da Federação”, enfatizou. A presidente do Sindicontas, Edna Gomes; o presidente do TCE, Gilberto Jales e o deputado Hermano Moraes, representando a Assembléia Legislativa, deram boas vindas aos presentes.

Coube ao presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, ministrar a palestra de abertura, focando o tema: “Evolução dos Tribunais de Contas”. O conselheiro parabenizou a iniciativa dos servidores em priorizar uma questão geral de interesse dos tribunais para o debate, além dos tradicionais assuntos corporativos. Daí falou sobre o desenvolvimento das cortes de contas, apontando os avanços (poder geral de cautela;  Resoluções da Atricon; implantação do Programa de Qualidade e Agilidade dos TCs e proposta de criação do Conselho Nacional dos TCs) e desafios (Decisões judiciais (STF), corporativismo interno, influências internas; heterogeneidade de atuação entre TCs) que se apresentam. Logo após, a conselheira substituta, Ana Paula de Oliveira Gomes, abordou o tema “O teste de integridade e sua (in)compatibilidade com o ordenamento jurídico brasileiro”.

O encontro prossegue até a próxima sexta-feira, na sala da escola de Contas, debatendo temas como “A identidade da Fenacontas”; “Modernização dos TC´s e proposta de PEC” e “Apresentação de problemas regionais enfrentados e lutas organizadas pelas entidades”. O encontro será finalizado com apresentação e votação das propostas de atuação da Fenacontas , eleição da nova diretoria para o triênio 2019/2021 e redação da Carta de Natal, com diretrizes e encaminhamentos para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *