10 de fevereiro de 2017

SMS de Natal discute diretrizes para construção de plano para saúde prisional


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a construção do plano de ação social do município de Natal para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), do Ministério da Saúde. A primeira reunião do grupo condutor do plano ocorreu nesta quinta-feira (9), no auditório da sede, em Areia Preta.

Segundo a coordenadora do Setor da Saúde do Adolescente da SMS, Fabíola Andréa, a expectativa é que o plano seja finalizado até o mês de março, quando será apresentado ao Ministério. O objetivo é garantir assistência básica às pessoas que estão cumprindo pena privativa de liberdade.

A SMS desenvolve trabalho de promoção à saúde e prevenção e combate à doenças junto à população privada de liberdade nas unidades de Natal, por meio da Comissão de Saúde Prisional. Entre elas, a realização de atendimentos, consultas e exames médicos e laboratoriais, atualização de cartão de vacinação, exames preventivos, combate ao câncer de mama e de colo de útero, tratamento de escabiose e infecções sexualmente transmissíveis.

A PNAISP foi instituída pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2014, com objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas privadas de liberdade, fazendo com que cada unidade básica de saúde prisional passe a ser visualizada como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

Participaram da reunião a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Saudade Azevedo e representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB) e diretores dos distritos sanitários onde há unidade prisional em Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *