Seturn integra mobilização para ações educativas na faixa compartilhada da Av. Roberto Freire


O Sindicato das Empresa de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn) juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) promovem neste sábado (16), a partir das 15, ações educativas na faixa compartilhada entre ônibus e bicicletas implantada pelo Governo do Estado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal. A ação vai unir ainda STTU, Sesap, Programa Vida no Trânsito, Sintro, Fetronor, Setrans, Cetran, RN+Saudável e a Associação dos Ciclistas do RN (Acirn).

Serão realizadas blitzen educativas nos dois lados da avenida que estarão com equipes de educação orientando condutores, motoristas de ônibus, ciclistas e pedestres que transitam na via. As atividades irão se concentrar nas proximidades do Supermercado Extra e na rotatória da Avenida Roberto Freire. Já as operações de fiscalização somente serão iniciadas após o período de atividades educativas realizadas pelo Detran e seus parceiros.

“O nosso intuito é o de conscientizar os usuários a quem destina-se a utilização da faixa compartilhada para bicicletas, transporte coletivo, táxis com passageiros e transporte escolar credenciado, obedecendo os dispositivos legais do código de trânsito, no que tange a velocidade adequada à via, proteção aos veículos de menor porte, bem como as demais observâncias contidas nas resoluções acerca da segurança viária”, explica Nilson Queiroga, consultor técnico do SETURN.

O foco das blitzen é conscientizar que na faixa compartilhada somente poderá transitar ônibus e bicicletas. Outros veículos também podem fazer uso para fazer conversão à direita ou à esquerda de uma via logo seguinte. O plano é conceder segurança aos ciclistas e melhorar o fluxo do transporte coletivo na via.

Durante a mobilização as equipes estarão orientando e distribuindo material educativo, lixeirinha veicular, adesivos, folders e com faixas da campanha de segurança no trânsito: Não seja a próxima vítima.

A faixa compartilhada da Avenida Engenheiro Roberto freire conta com cerca de 6km de extensão abrangendo as duas mãos da via. A faixa inicia logo na frente do Shopping Cidade Jardim e segue até as proximidades da rotatória da Via Costeira, no bairro Ponta Negra, nas duas vidas da avenida.