15 de setembro de 2017

Sessão do Congresso celebrará os 45 anos da Associação dos Juízes Federais do Brasil


Os 45 anos da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) serão lembrados em sessão solene do Congresso Nacional na próxima segunda-feira (18) às 10h, no Plenário do Senado. A Ajufe é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que agrega os magistrados da Justiça Federal.

A associação foi fundada em 20 de setembro de 1972 em Fortaleza (CE) por iniciativa do juiz federal Jesus da Costa Lima, eleito o primeiro presidente da entidade. Entre os objetivos da Ajufe estão o fortalecimento do Poder Judiciário e a luta pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e do pleno cumprimento dos direitos humanos.

A defesa dos interesses da categoria junto a quaisquer órgãos ou entidades públicas ou privadas também é uma das funções da Ajufe. A associação congrega todos os magistrados federais de primeiro e segundo graus, bem como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para compor a Mesa da sessão solene, foram convidados o presidente da Ajufe, Roberto Veloso; o ministro do STF Dias Toffoli; e os ministros do STJ Gurgel de Faria e Reynaldo Soares da Fonseca. Os autores do requerimento de realização da solenidade, senador Elmano Férrer (PMDB-PI) e o deputado Paes Landim (PTB-PI), ambos formados em Direito, também devem compor a Mesa da solenidade.