05 de fevereiro de 2020

Serviços do Cadastro Único em Mossoró seguem meta nacional de 84% nos atendimentos


Em Mossoró, o Cadastro Único, sistema criado pelo governo federal para identificar famílias de baixa renda, tem a taxa de atualização cadastral semelhante à média nacional: 84%. São mais de 34 mil famílias cadastradas. O fato foi destaque durante a leitura anual da prefeita Rosalba Ciarlini na Câmara Municipal de vereadores, abrindo os trabalhos do Legislativo nesta terça-feira, 04.

O Cadastro Único habilita as famílias aos programas sociais do governo entre eles, Bolsa Família e Tarifa Social de energia elétrica, entre outros. Para dar mais celeridade aos serviços, o atendimento foi descentralizado. “Abrimos uma nova sede na Avenida Alberto Maranhão, Centro. O atendimento aumentou para 500 pessoas por dia. Além do aumento da capacidade de atendimento, a abertura do novo local possibilitou a extinção do sistema de agendamentos”, destacou a prefeita.

Além da sede no Centro, os serviços do Cadastro Único ainda funcionam no Centro Administrativo Alcides Belo e no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Barrocas.

A abertura de uma sede ampliada não foi a única novidade do CadÚnico em 2019. Para dar acesso às famílias da zona rural, o município implantou o Cadastro Único Itinerante. Só no ano passado foram atendidas 35 comunidades rurais. “A ideia do Cadastro Único Itinerante é levar o serviço para mais perto da população dessas localidades, para dar mais comodidade ao usuário”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini.

Desde sua implementação, o Cadastro Único Itinerante já atendeu a 1.100 famílias da zona rural. “Para 2020 nossa meta é alcançar ainda mais comunidades e assentamento, levar os serviços a um maior número de famílias, para maior comodidade e agilidade das ações”, concluiu Lorena Ciarlini.

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