24 de janeiro de 2020

Secretaria de Trânsito realiza ação educativa em Mossoró


Com o intuito de orientar os condutores de veículos mossoroenses sobre a forma correta de utilização da rotatória implantada na Avenida Rio Branco, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Trânsito, está realizando uma ação de intervenção aos condutores para evidenciar a sinalização presente no local, em relação a preferência para quem está trafegando.

Responsável pela Unidade de Educação para o Trânsito, a pedagoga Maribel Oliveira, explica que na manhã desta sexta-feira, 24, os Agentes Municipais de Trânsito ficaram nas três vias de acesso a rotatória, conversando com os condutores de veículos, tanto motoristas de carros como motociclistas e ciclistas, para evidenciar essa sinalização.

“Estamos conversando com motoristas, perguntando se eles já conhecem a sinalização, se fazem a leitura correta dessa sinalização, para não se envolver em acidente. Trânsito é comunicação, então se ele já conhece a sinalização, vertical e horizontal, é preciso respeitar, para que o acidente não aconteça. Lembrando que esta é uma ação educativa, e não de fiscalização, já que a rotatória foi uma obra liberada recentemente”, ressalta.

Ainda segundo Maribel Oliveira, a ação desenvolvida por meio da Diretoria Executiva de Trânsito, acontecerá também em diferentes momentos próxima semana, no início da manhã ou no final da tarde, para enfatizar a importância do respeito à sinalização.

O Diretor Executivo do Trânsito, Magno Nascimento, fez questão de enfatizar a importância da ação educativa, por conscientizar os condutores a utilizarem a rotatória de forma adequada, tendo em vista que já aconteceram alguns acidentes no local, mesmo após a inauguração da rotatória, porque os condutores não respeitaram a sinalização de trânsito.

“Vale salientar que o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 29, artigo III, alínea b, que em vias que se cruzem, mesmo sem sinalização, a preferência é de quem está dentro da rotatória. E a Prefeitura Municipal de Mossoró, se preocupou não só em fazer a rotatória, que é uma obra de grande importância para essa avenida, pelo número de acidentes já registrados no local, além de fazer a rotatória de forma adequada, fez também a sinalização de regulamentação. E mesmo a área da rotatória estando toda sinalizada, nos deparamos com situações em que os condutores não estavam obedecendo a preferência, o que representa uma infração grave de acordo com o CTB”, frisa.

O aposentado, Francisco Bernardes de Lima, disse que mora no local há muitos anos, e sempre viu muitos acidentes, inclusive com óbitos. Para ele, com a rotatória o trecho ficou muito mais seguro. “Melhorou demais a questão da segurança, para os motoristas, e também para os próprios moradores do bairro que precisam atravessar as ruas e sempre era um risco muito grande. Com a sinalização, e as faixas de pedestres ficou bem melhor”, comenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *