Secretaria de Saúde de Mossoró comemora Dia da Diabetes com programação especial

Secretaria de Saúde de Mossoró comemora Dia da Diabetes com programação especial


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró promoveu na manhã desta quarta-feira (14) um encontro com os diabéticos mossoroenses para celebrar o dia mundial da Diabetes. A ação teve o objetivo de reunir os usuários cadastrados que recebem insulinas gratuitamente na cidade em um momento de convivência coletiva com café da manhã, orientações de alimentação saudável e atividades físicas.

O secretário de Saúde, Benjamin Bento, lembrou das dificuldades que o Município enfrentou ao assumir a atual administração no setor das insulinas. “Quando assumimos, a distribuição de insulinas começou com menos de 400 pacientes. O custo desse medicamento é muito alto. Mesmo com dificuldade, fomos nos organizando e melhorando a distribuição na cidade. Atualmente temos mais de 700 cadastrados que recebem insulina de graça. Esperemos melhorar ainda mais a assistência no próximo ano.”, destacou o secretário. Ele ainda pontuou que Mossoró é uma das poucas cidades do Nordeste que garante essa assistência. “Apenas três cidades do Nordeste fazem esse tipo de trabalho são Mossoró, Natal e Campina Grande.”, finalizou Benjamin.

Dandara Chrystian Maia, 25 anos, é uma das diabéticas cadastradas na Secretaria de Saúde. Ela é atleta da Seleção Brasileira de Karatê, sendo medalhista em Campeonatos Panamericanos e Mundiais de Karatê. Pela primeira vez falou para um público sobre esse assunto. “Nunca tinha falado sobre esse assunto. Me considero forte, mas às vezes a gente mostra nossas fragilidades. Sua vida não acaba porque contraiu a diabetes. As pessoas precisam ter conhecimento, precisam se cuidar e ter amor próprio, porque a doença não é o fim. Momentos como hoje são imprescindíveis porque a gente se reúne com outros colegas, tira dúvidas.”, enfatizou a tri-campeã brasileira na categoria adulta no Karatê.

Dandara faz uso de três unidades de Tresiba e uma de Novorapid por mês, tendo a garantia da entrega do medicamento. “Desde que comecei a usar insulina aqui em Mossoró nunca faltou pra mim. Sempre que venho sou bem tratada e recebo meus medicamentos.”, finaliza.

Durante o evento, a coordenação de insulinas sorteou 42 kits térmicos para transporte de insulinas, 15 kits com fita-teste e agulha e mais 5 glicosimetros On Call Plus, dispositivo utilizado para verificar a concentração de glicose no sangue. As ofertas dos prêmios foram cortesias dos fornecedores da Secretaria de Saúde.