20 de janeiro de 2020

Projeto inovador da UPA do Alto de São Manoel cuida de servidores que cuidam dos mossoroenses


Pensando em assegurar um serviço cada vez melhor para os mossoroenses e valorizar centenas de servidores que se esforçam diariamente à realização de atendimentos humanizados, a UPA Governador Tarcísio de Vasconcelos Maia (UPA do Alto de São Manoel) vem realizando um projeto que oferta cuidado especial para os servidores. O Mente Sã Corpo São atende cerca de 220 profissionais da UPA do Alto de São Manoel com tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, atividades de relaxamento e momentos de reflexão que visam minimizar o estresse, prevenir e cuidar da saúde mental, além de promover a saúde de maneira geral.

O projeto foi idealizado em fevereiro de 2019 pela enfermeira da rede municipal Iara Cristina, atual chefe de enfermagem da UPA do Alto de São Manoel, justamente para ajudar a melhorar a saúde do servidor durante o trabalho e por consequência o atendimento das pessoas que buscam a UPA. “O projeto surgiu com essa ideia de ter o servidor como um centro da nossa atenção. Nós sentamos e vimos que o trabalhador precisava ter esse cuidado. Criamos uma série de ações que visava melhorar a autoestima desses trabalhadores e fazer com que os laços de afetividade dentro da Unidade pudessem melhorar. Os familiares dos servidores também estão inseridos nessas ações, principalmente na psicanalise.”, afirmou Iara.

As ações de cuidados ocorrem nos horários de intervalos dos servidores, o que não interfere no atendimento a população. Próximo de completar um ano de criação, o Mente Sã Corpo São contabiliza 483 atendimentos na realização atividades como psicanálise, spa dos pés, auriculoterapia, ventosa, shiatsu fácil, escalda pés, alongamento, relaxamento, meditação, automassagem, sala sensorial, aromaterapia, cromoterapia, massagem relaxante, bambuterapia, reiki, pedras vulcânicas e outras.

Todas as ações de cuidados com os servidores são realizadas por meio de parcerias com a Universidade Potiguar, CEREST, Sociedade de Psicanalise de Mossoró, profissionais liberais e profissionais voluntários da rede municipal de Saúde. “As ações do projeto acontecem por meio de parcerias. Os parceiros que doam o seu tempo, seu trabalho e seus serviços para que o projeto possa acontecer.”, explica Iara Cristina.

A diretora da UPA do Alto de São Manoel apoia essa iniciativa na Unidade e afirma que vai fazer o possível para que o projeto possa crescer e ser ainda mais ampliado. “É um projeto de grande relevância porque a gente tem que cuidar de quem cuida também. Depois dele mudou muita coisa aqui. Os servidores se sentem mais acolhidos por nós. Eu tenho contribuído com o que posso, porque os nossos recursos para o projeto são pessoais mesmo. Se depender de mim e da idealizadora esse projeto vai melhorar cada vez mais.”, disse Edna Morais.

A técnica em enfermagem Elisete Costa reconhece a importância do projeto e de como ele tem ajudado a melhorar seu desempenho profissional na UPA. “Às vezes eu fico estressada do dia a dia e aqui a gente relaxa e sai bastante tranquila para desenvolver as nossas atividades na UPA. O trabalho de qualquer servidor da saúde é muito cansativo e hoje temos essa oportunidade de participar desse projeto que cuida de quem cuida.”, destacou Elisete.

Com 34 anos de serviços públicos no Munício, a servidora Irene Fernandes também compartilha da opinião de que o projeto ajuda a melhorar o atendimento a população. ““Para mim tem beneficiado demais porque tenho uma carga horária de trabalho grande. São 12 horas sentada e pra mim me beneficiou demais. Passo a semana bem, não sinto nada, porque é uma coisa tão simples e me deixa tão bem. Pra mim é nota mil, eu participo de todos os serviços que foram ofertados e não perco nada.”, afirmou Irene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *