01 de dezembro de 2017

Prevenção e tratamento marcam luta contra Aids


Luta contra a Aids simboliza no dia 1º de dezembro o momento de intensificação nas ações de prevenção e conscientização da doença. A campanha que se estende durante todo o mês representa a importância do tema.

‘‘É preciso deixar o preconceito de lado para não negligenciar a saúde e a qualidade de vida e buscar conhecimento sobre todas as dúvidas’’, ressalta o psicólogo André Assunção, do Hapvida Saúde.

Uma dessas incertezas é ainda a diferença entre HIV e Aids que podem ser confundidas pelas pessoas com outras enfermidades. ‘‘O HIV é o vírus que atinge as células do sistema imunológico, enquanto a Aids é a manifestação da doença após a evolução deste vírus. Portanto, nem todos os infectados pelo HIV desenvolvem Aids’’, esclarece o infectologista Fernando Romero, do Hapvida Saúde.

Segundo o especialista, os exames devem ser realizados para detectar o vírus mesmo que não haja suspeita de contaminação. ‘‘ O tratamento é feito com um coquetel de medicamentos antirretrovirais, que atacam o vírus e provocam o aumento da quantidade e da qualidade das células de defesa do paciente”, explica.

Os métodos de prevenção e recuperação são significativos para o aumento da imunidade e qualidade de vida da população. Além também da recomendação a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.