13 de janeiro de 2017

Presídio Federal em Mossoró recebe 15 presos do Acre


Quinze presos do sistema carcerário do Acre foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró. A aeronave da Polícia Federal saiu do Acre às 4h30 de ontem (12). A operação foi realizada em parceria do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), com o Ministério Público (MPAC) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Até 22h, segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais, o grupo não tinha desembarcado em Mossoró.

A transferência – confirmada em entrevista coletiva e divulgada pelo Governo do Estado do Acre – faz parte das medidas adotadas para combater as organizações criminosas que atuam no estado, como explica o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias. “É uma das medidas para conter a violência no cárcere, pois mediamos essa transferência há alguns meses”, explicou o secretário, em texto publicado pela agência de notícias do Governo do Acre.

Farias ressaltou ainda que todas as ações têm o intuito de evitar uma rebelião com várias mortes dentro das unidades prisionais, como foi registrado no Amazonas e em Roraima. “No primeiro semestre deste ano iremos reestruturar as unidades prisionais para criação de novas vagas nos presídios”.

De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, os presos que foram para Mossoró estavam no regime disciplinar diferenciado (RDD), no Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco (AC). “Em um trabalho unificado das forças, identificamos os líderes de facções e os isolamos no RDD para que os mesmos não tivessem contato com pessoas até a sua transferência”, explicou Martin Hessel.

Ele disse ainda que outras medidas foram adotadas, pois revistas estão sendo realizadas em todas as unidades prisionais do estado. “Na quarta-feira, fizemos uma revista na unidade Francisco D’Oliveira Conde e encontramos vários pedaços de ferros, celulares, facas e até uma pistola”, relatou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *