Prefeitura disponibiliza imagens de drone e cálculos de quantitativo real da procissão de Santa Luzia


Pela primeira vez na história de devoção de Mossoró pela padroeira Santa Luzia, a diocese local terá dados reais sobre o quantitativo de pessoas que participam da tradicional procissão do dia 13 de dezembro. O motivo é que a Prefeitura de Mossoró, através das Secretarias de Comunicação Social e Infraestrutura, vai disponibilizar as imagens feitas por drone, de todo o percurso da procissão.

De acordo com a secretária de Infraestrutura Kátia Pinto, o objetivo é ter dados reais sobre o quantitativo de pessoas que participam da procissão. “As imagens foram feitas durante todo o percurso da procissão, desde a saída no Dom Jaime Câmara, até a chega no Centro, assim nós teremos condições de calcular a quantidade reais de pessoas que participaram”, explicou.

A verificação será feita através da medição da largura da Avenida Presidente e a aglomeração de pessoas por metro quadrado. “Vamos pegar as imagens e calcular com a extensão do percurso e calcular quantidade de pessoas. Esses dados serão entregues pela prefeita Rosalba Ciarlini à diocese assim que estiverem prontos”, continuou Kátia Pinto.

A prefeita Rosalba Ciarlini participou da procissão nesta sexta-feira, 13, e falou sobre o monitoramento. “Nós soubemos da intenção da diocese em ter esse quantitativo e real e nos disponibilizamos em realizar o serviço. Este é o período do ano que Mossoró recebe mais pessoas em torno da fé e que os fiéis da cidade comparecem em massa à programação. Então é importante realmente que se tenha um dado mais preciso”, afirmou.

O vigário geral da catedral de Santa Luzia, Padre Flávio Augusto, falou sobre a disponibilidade do serviço. “Foi de fundamental importância a sensibilidade da Prefeitura de Mossoró em realizar este trabalho, visto a importância do cortejo religioso não só para a cidade, como para a região”, disse.

A expectativa da diocese era de que mais de 150 mil pessoas acompanhassem a Procissão, que pela segunda vez teve como ponto de partida o Mosteiro de Santa Clara, no Bairro Dom Jaime Câmara, com um percurso de cerca de 5 km.