Prefeitura de Mossoró investe em tecnologia e anuncia ampliação de videomonitoramento
13 de setembro de 2018

Prefeitura de Mossoró investe em tecnologia e anuncia ampliação de videomonitoramento


Durante a visita realizada nesta quarta-feira (12) ao Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), a prefeita Rosalba Ciarlini anunciou a aquisição de 70 novas câmeras para o serviço de videomonitoramento realizado pela Guarda Civil Municipal de Mossoró.

Em operação desde junho desse ano, atualmente, o CIOTS de Mossoró é o único serviço de videomonitoramento da cidade. A estrutura opera 24 horas por dia com um sistema de 26 câmeras dispostas em pontos estratégicos da cidade e monitoradas por agentes de trânsito e da Guarda Municipal. “Esse projeto vinha sendo implantado e agora estamos apresentando à população que está funcionando e dando resultado. E em uma área que eu sei que toda Mossoró espera respostas, que é na segurança. Licitamos 70 câmeras e a meta é chegar a 120″, destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.

O investimento faz parte do projeto Mossoró Cidade Inteligente que tem o objetivo de ampliar as ações de inovação tecnológica na gestão pública municipal.

Com o uso da tecnologia de videomonitoramento tem sido possível identificar infrações de trânsito e delitos cometidos nas vias públicas. O serviço funciona integrado às polícias civil e militar, que são acionadas em caso de alguma atitude suspeita. De acordo com o secretário municipal de segurança pública, defesa civil, mobilidade urbana e trânsito, Sócrates Vieira, essa é a primeira etapa do projeto.

“A próxima etapa é o convênio com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado – CIOSP, para integração dos softwares de gestão”, antecipou Vieira.

A ampliação do videomonitoramento prevê ainda a instalação de 30 câmeras especiais em todas as saídas da cidade, com sistema que registra e identifica as placas dos veículos. “Dentro da competência municipal da segurança pública, nós estamos integrando a polícia militar, a policia rodoviária federal para que a população de Mossoró tenha uma segurança ainda maior”, frisou o secretário.