Prefeitura de Mossoró capacita gestores para aplicação do orçamento 2019

Prefeitura de Mossoró capacita gestores para aplicação do orçamento 2019


Secretários municipais, coordenadores e técnicos do município se reuniram nesta quarta-feira (6), para mais um  ciclo de capacitação sobre a aplicação do orçamento 2019 e orientações sobre celeridade, eficiência e fiscalização dos contratos. O encontro aconteceu na Estação das Artes e teve como palestrante o promotor de Justiça, Carlos Henrique Harper Cox.

Na abertura do encontro, a Prefeita Rosalba Ciarlini falou da importância dessa atualização constante para tornar a gestão municipal ainda mais eficiente. “Esse é o momento de capacitar melhor a nossa equipe para aplicar o orçamento do nosso município em 2019, de ajustar os processos para oferecer um melhor serviço à população. Para isso temos que debater, discutir e buscar conhecimento”, frisou Rosalba.

Além da capacitação, o secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, destacou a importância de readequação dos valores orçamentários com a arrecadação dos últimos três anos. Para esse ano, o orçamento municipal será de R$ 536.378.363,00.  “No que tange ao orçamento, para 2019, fizemos um cálculo com base no arrecadado nos anos anteriores. E isso readequou o orçamento com o financeiro. Essa foi a grande inovação para 2019. Quanto aos investimentos, a saúde em 2018 teve 27,68% do orçamento global e para 2019, o valor investido será de 30,12%. A infraestrutura saiu de 9,34% em 2018, para 11,86% em 2019”, apresentou Fernandes.

Desde 2017, o município vem realizando um ciclo de palestras para capacitar os servidores municipais. Na palestra desse ano, o município convidou o promotor de Justiça, Carlos Henrique Harper Cox, que apresentou as boas práticas que podem ser tomadas pelo município para tornar mais eficiente suas contratações. Além disso, o promotor apresentou as atualizações mais recentes da jurisprudência do Tribunal de Contas da União sobre o tema. “É muito importante o gestor público está consciente de que ele tem que qualificar sua equipe. Então nessa linha, esse é um bom momento para qualificar todos os atores que participam das etapas de contratações do município”, frisou o promotor.