16 de fevereiro de 2016

Prefeito anuncia metas e investimentos para 2016 em mensagem anual


Nesta terça-feira (16) o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, fez a leitura da mensagem anual do Poder Executivo na abertura oficial dos trabalhos na Câmara Municipal da capital potiguar. Em um tom otimista, ele fez um balanço das ações da gestão ao longo dos últimos três anos e elencou os investimentos que irão acontecer em Natal neste último ano do seu mandato a frente do Palácio Felipe Camarão. Dentre as metas estabelecidas e investimentos anunciados estão a implementação do binário nas avenidas Antonio Basílio/ Nascimento de Castro e o binário entre as ruas São José e Jaguarari, bem como à entrega de duas novas Unidades de Pronto-Atendimento. Uma no bairro Potengi, na Zona Norte, e outra no Conjunto Cidade Satélite, além da mudança da Maternidade das Quintas para um prédio novo e totalmente remodelado que irá permitir a ampliação dos atendimentos e ainda o concurso para todas as carreiras da saúde no mês de abril.

Carlos Eduardo iniciou a leitura fazendo um histórico de como encontrou a gestão municipal quando assumiu a Prefeitura em 2013. Ele disse que recebeu uma cidade envolta em uma crise administrativa e mergulhada em um colapso nos serviços prestados pelo município. Foi assim na limpeza, conservação de ruas, com unidades de saúde fechadas, chegando ao ponto de o ano letivo ter terminado antes do prazo. Com muito esforço, trabalho e comprometimento da equipe foram restabelecidos os serviços básicos, a administração foi reorganizada e com a credibilidade recuperada, a cidade assegurou investimentos que estavam praticamente perdidos por falta de planejamento e projetos, principalmente as obras previstas para nossa cidade por ser uma das sedes da Copa do Mundo.

O chefe do executivo municipal rememorou ainda que as perspectivas para os anos subsequentes eram positivas com a chegada de novos investimentos para a cidade, porém uma forte recessão atingiu o país trazendo um período muito difícil para a economia. A capital potiguar teve ao longo de 2015 uma frustração de receitas na ordem de R$ 110.253.000,00 (Cento e dez milhões duzentos e cinquenta e três mil reais), quando comparada à previsão orçamentária. As transferências foram responsáveis por 90,5% da frustração das receitas ao mostrar no exercício de 2015 um valor 13,77% inferior ao orçado, resultando que as receitas oriundas das transferências correntes foram inferiores às expectativas de arrecadação em R$ 99.813.000,00 (noventa e nove milhões, oitocentos e treze mil reais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *