Prefeita de Mossoró recebe representante de empresários interessados em apoiar ações contra o COVID-19

Prefeita de Mossoró recebe representante de empresários interessados em apoiar ações contra o COVID-19


A Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, recebeu na manhã desta segunda-feira (23) a secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, e o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON), Sérgio Freire, para conversar sobre a mobilização de um grupo de empresários mossoroenses para contribuir com as ações que estão sendo tomadas pelo município para prevenir e combater o novo coronavírus (COVID-19.

A campanha tem como objetivo comprar não só os respiradores necessários ao tratamento dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus em estado de saúde mais grave, mas outros equipamentos essenciais, e insumos, além da contribuição para a abertura de novos leitos para a cidade.

A prefeita Rosalba Ciarlini fez questão de falar da importância do apoio da classe empresarial para as ações de controle da proliferação do vírus em Mossoró. “Quero aqui expressar desde já a nossa gratidão e reconhecimento a uma rede de solidariedade que está se formando aqui na nossa cidade. Para apoiar nas nossas ações, para ajudar para que possamos ter mais equipamentos de proteção individual, mais respiradores, mais insumos para essa luta contra o novo coronavírus. Aos empresários, as empresas, aos cidadãos, as instituições, desde já o nosso muito obrigado. Juntos vamos vencer, se Deus quiser, esse momento difícil, combatendo essa doença”, enfatizou.

A Secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, explica que foi procurada pelo grupo de empresários locais afirmando estar dispostos a ajudar. “Os empresários pediram para a Prefeitura de Mossoró fizesse uma relação os itens necessários, como respiradores, monitores cardíacos, além de insumos. Já que nós temos insumos em nossas Unidades, mas não temos como afirmar que o material disponível vai ser suficiente para os próximos, 30, 60 ou 90 dias. Por que hoje essa é a nossa grande dificuldade, já que estamos querendo comprar esses materiais, e de receber o que a gente já comprou, porque o Brasil inteiro está nessa situação”, destaca.

Entre os itens necessários, a secretária cita: máscaras N95, óculos, macacões impermeáveis. Saudade Azevedo afirma que a prefeitura já conseguiu comprar uma parte dos insumos e está aguardando chegar, mas que está tentando fazer uma nova compra e está encontrando uma série de dificuldades.

O presidente do Sinduscon, Sergio Freire, fala sobre a mobilização dos empresários. “De forma solidária, sabendo a real situação enfrentada em decorrência do novo coronavírus, decidimos fazer essa campanha. Enquanto instituições, CDL, Sinduscon, Sindivarejo, diante das informações, sabendo que o ideal é estarmos alinhados com as autoridades de saúde, para saber realmente qual é a necessidade do município para o atendimento desses pacientes. Se são necessários respiradores, insumos básicos de higiene, ou até infraestrutura, como é o caso da necessidade de ter espaços físicos para atender os possíveis enfermos. Diante dessa conversa que tivemos hoje, nós vamos nortear a campanha para que as ações não se restrinjam apenas a compra de respiradores, mas ao que for necessário, desde os insumos básicos de higiene, como a parte de farmácia e de estrutura física”, frisa.

Rosalba Ciarlini aproveitou para reforçar as orientações para toda a população sobre as medidas de cuidado que devem ser adotadas para evitar a contaminação. “Mais uma vez eu quero fazer um aconselhamento, uma convocação: fique em casa. O melhor remédio para combater a propagação da doença na nossa cidade é você se resguardar, ficar em casa, adotar o isolamento social com sua família, cuidando dos seus. Porque só assim nós iremos evitar que essa doença se propague mais. Gostaria de fazer essa recomendação, não só como prefeita, mas como médica, como mãe, como filha, como avó. Todos precisam fazer a sua parte, ficando em casa, e lavar as mãos, usar álcool em gel”.