23 de março de 2018

PGJ inaugura novo Arquivo Geral do MPRN


“O verdadeiro ganho para a instituição com esse novo prédio não é apenas uma questão de espaço maior, mas a possibilidade de promover uma melhor guarda e preservação de documentos que, de fato, são a memória do Ministério Público e a grande economia de recursos gerada com essa contratação”. Foi com esse espírito que o procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, inaugurou as novas instalações do Arquivo Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) nesta sexta-feira (23).

O novo prédio, que fica em Parnamirim, possui 388 m² e também vai abrigar a sala de virtualização de procedimentos. A chefe do Setor de Arquivo Geral, Francineide Batista do Nascimento, explica que o prédio vai abrigar o está virtualização porque a Gerência de Documentação, Protocolo e Arquivo, à qual o setor está subordinado, será responsável pelo acompanhamento da digitalização, da conferência e do cadastro dos processos no sistema.

A entrega das novas instalações foi uma das metas da Administração Superior para 2018. Desde janeiro, o processo de mudança e adequação tem sido levado sem pressa, primando por uma organização que possibilite uma prestação de serviço de melhor qualidade. Para isso, a nova estrutura, que utiliza a modalidade de arquivos deslizantes tem a capacidade de até 13.230 caixas. Esta é a mesma capacidade prevista no projeto de construção de sede própria para o setor.

Esse projeto de construção foi substituído pelo aluguel do imóvel entregue nesta sexta em razão da economia. De acordo com a Diretoria Geral da PGJ, o custo de manutenção terá redução de pelo menos R$ 300 mil por ano, em relação à estimativa para manter as instalações inicialmente prevista para construção, sem contar os custos de construção, que passariam dos R$ 2 milhões.

“Para o setor, a novidade foi excelente porque expandimos a guarda de documentos e ganhamos uma estrutura apropriada para arquivo, uma vez que no antigo prédio os espaços eram inapropriados para armazenar a documentação”, comemora Francineide Nascimento. E complementa: “toda documentação produzida e recebida tem a finalidade de servir ao cidadão, portanto, é fundamental garantir um local adequado para preservar os seus documentos históricos, probatórios e informativos”.

A inauguração contou ainda com a participação da procuradora-geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso; do chefe de gabinete, Carlos Henrique Rodrigues da Silva; do diretor geral Jean Marcel; do coordenador Jurídico-Administrativo, Oscar Hugo de Souza Ramos; do diretor administrativo Alexsandro Câmara da Costa; da gerente de Documentação, Protocolo e Arquivo, Suzana Lucena; e do gerente de Engenharia, Arquitetura e Manutenção, Francisco Assis de Góis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *