16 de fevereiro de 2018

ONG Transparência Internacional festeja semana com notícias encorajadoras há muito esperadas


Na quinta-feira (15), Jacob Zuma demitiu-se como presidente da África do Sul sob pressão de seu próprio partido. Zuma, que está no poder desde 2009, enfrenta inúmeras taxas de corrupção.

Estamos pedindo sua demissão há algum tempo, particularmente depois que o protetor público sul-africano e o destinatário do nosso Prêmio de Integridade em 2014, Thuli Madonsela, publicaram um relatório sobre a captura do estado na África do Sul em novembro de 2016.

O relatório destacou como os funcionários públicos na África do Sul receberam subornos para adjudicar contratos ao setor privado e como os laços de Zuma com o controverso império da família Gupta comprometeram o funcionamento do estado.

David Lewis, diretor executivo da Corruption Watch, nosso capítulo na África do Sul, chamou a remoção de Jacob Zuma “uma vitória do povo da África do Sul”, mas exortou a sociedade civil ea mídia a permanecer vigilante nas próximas semanas e meses.

Na quarta-feira, na próxima semana, liberaremos nosso Índice de Percepção de Corrupção (CPI). Este ano mostramos quão importante é uma sociedade civil ativa e uma mídia gratuita para a luta contra a corrupção.

É um nexo que também vem fazendo novidades na Hungria, no que diz respeito ao círculo interno do primeiro-ministro, Victor Orbán, que se enriquece com os contratos públicos financiados pela UE, fizeram manchetes, ao mesmo tempo em que um projeto de lei para reduzir o espaço para as ONGs é apresentado ao Parlamento .

Confira o nosso site a partir das 18:00 GMT da quarta-feira, 21 de fevereiro, para obter as pontuações e rankings completos do CPI e todas as nossas novidades e análises dos resultados deste ano.

Notícias da Transparency International

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *