ds

OAB/RN sedia I Prêmio Bonsai de Despacho e Sustentação Oral


A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Norte sediou, na última quinta-feira (5), o I Prêmio Bonsai de Despacho e Sustentação Oral, uma saudável competição que tem por finalidade estimular a oratória e aproximar os estudantes de graduação em Direito do cotidiano da advocacia. O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, participou do primeiro dia do evento.

A iniciativa do projeto CP&D – Caldo de Cana, Psicologia & Direito, desenvolvido pelo escritório José Delgado e Dutra Advogados e pela empresa Rhealize, o Prêmio Bonsai foi pensado a partir do módulo de Prática Jurídica Forense, ministrado pelo professor da UFRN Marco Bruno Miranda Clementino, também Juiz Federal, e pela professora Ana Beatriz Presgrave, advogada e conselheira federal.

Na fase inicial do prêmio, ocorrida na última quinta-feira, os competidores simularam a pretensão de responsabilização civil no caso do incêndio da Boate Kiss e o pedido de liberdade do Ex-Presidente Michel Temer. Participaram como jurados as advogadas Rossana Fonseca e Cláudia Santos, o advogado Renato Duarte, a juíza de direito Ticiana Delgado e o juiz eleitoral Daniel Maia.

Já na fase final, ocorrida no sábado (07), foi submetido à simulação o caso do Ex-Reitor da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, preso na operação Ouvidos Moucos. Como jurados, participaram os juizes federais Marco Bruno e Caio Diniz, o advogado Fabrízio Feliciano, a advogada Ana Beatriz Presgrave e o desembargador Glauber Rêgo.

Na categoria despacho, o estudante Giovanni Begossi obteve o primeiro lugar, seguido do estudante Breno Fabrício e do estudante Pedro Mota. Na sustentação oral, o vencedor foi Pedro Mota, seguido de Giovanni Begossi e de Ana Clara Melo.

A Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante, presidida por Ana Laura Rêgo, em cumprimento da sua missão institucional e na condição de entusiasta desta oportunidade de aproximação do estudante de direito da advocacia, prestou apoio ao projeto.