OABRN lança Cartilha de Orientação sobre a Violência contra a Pessoa Idosa
04 de setembro de 2018

OAB/RN lança Cartilha de Orientação sobre a Violência contra a Pessoa Idosa


No próximo dia 12 de setembro, às 19h, na Câmara Municipal de Natal, dentro da audiência pública “Ano de Valorização à Pessoa Idosa”, será lançada a Cartilha de Orientação sobre a Violência contra a Pessoa Idosa – Respeito Sim. Violência Não. A iniciativa faz parte das ações do Violentômetro, campanha da Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da OAB/RN, que informa os tipos e níveis de violências cometidas contra a pessoa idosa.

De acordo com Romildo Martins, presidente da Comissão, a cartilha tem como objetivo principal divulgar os direitos da terceira idade e conscientizar as pessoas da importância do exercício da cidadania e do direito de viver dos idosos em condições de respeito, igualdade e dignidade. “A proteção ao idoso não é só um direito, mas também um dever constitucional, social e político, firmado no direito fundamental do homem, que é a dignidade humana”, enfatizou Romildo.

A Cartilha de Orientação sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é ilustrada, de fácil leitura e também elenca os crimes cometidos contra a pessoa idosa, dentro do Estatuto do Idoso, como discriminar a pessoa idosa, omitir socorrro e obrigar a contrair empréstimos contra a sua vontade, entre outros.

VIOLENTÔMETRO
As ações do Violentômetro contemplam palestras, rodas de conversas e materiais de divulgação, como marcador de livros, banners, que são distribuídos em instituições; além de postagens nas redes sociais da OAB/RN e entidades apoiadoras da causa.