Nova-Ambulância-do-SAMU-678x381

Nova ambulância do SAMU vai ampliar assistência de urgência e emergência


A prefeita Rosalba Ciarlini iniciou a manhã de trabalhos desta quarta-feira (19) visitando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi contemplado com uma ambulância nova de suporte básico completo do Ministério da Saúde. Com o novo veículo, o SAMU passa a dispor de seis viaturas rodando nas ruas da cidade para atender em média 75 a 80 chamados que são registrados por dia.

Durante a visita, Rosalba lembrou da situação que assumiu o SAMU, com apenas uma ambulância funcionando. “Fomos uma das primeiras cidades a ter o SAMU, eu tinha deixado tudo equipado para minha sucessora. Quando eu retornei à Prefeitura apenas uma ambulância estava funcionando, em janeiro de 2017, as outras estavam quebradas. Nós fomos recuperando o que era possível, melhorando aos poucos e chegamos a ficar com seis ambulâncias nas ruas. Ainda neste ano vamos receber mais duas, que já foram compradas e pagas, fruto de emendas parlamentares do deputado Beto Rosado.”, destacou Rosalba.

“A equipe do SAMU é dedicada, sabe da importância de ter um bom serviço de salvar vidas, porque é aquele primeiro atendimento que chega na hora e quanto mais rápido melhor para salvar vidas. Eu, como médica, entendo isso e tenho dado toda atenção e apoio dentro das possibilidades porque todos sabem como eu encontrei a Prefeitura. Os que trabalham no SAMU e os demais servidores estavam com salários atrasados. Colocamos salários em dia, porque a gente sabe que com a garantia do salário em dia e com um equipamento bom, como essa nova ambulância, com certeza quem ganha é a população mossoroense.”, finaliza a prefeita.

O médico Dixon Fradik, diretor do SAMU de Mossoró, explicou que a nova viatura está bem equipada com o que é preciso para realizar os atendimentos na cidade. “Ela vem com todos os pré-requisitos que o Ministério da Saúde preconiza para uma ambulância funcionar e salvar vidas. Esse momento é muito gratificante, tanto para nós quanto população que ficamos se sentindo mais seguros, além de fortalecer a Secretaria de Saúde.”, pontuou.

O diretor ainda falou da situação que o SAMU enfrentou em anos anteriores da atual gestão Municipal. “Antes era uma situação muito difícil, a gente utilizava a UTI também como básica. Hoje é outra realidade, o SAMU está vivendo um momento muito bom. A prefeita está olhando com olhos de uma excelente gestora que ela é. O SAMU está aqui sempre para ajudar a população, temos o que melhorar, mas aqui não falta vontade, não falta ânimo e muito menos compromisso.”, afirmou Fradik.