Municípios se articulam em Mossoró para formação da Rede de Desenvolvimento Econômico do RN
19 de outubro de 2018

Municípios se articulam em Mossoró para formação da Rede de Desenvolvimento Econômico do RN


A primeira iniciativa para formação da Rede de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte foi estabelecida nesta quinta-feira (18), em Mossoró. Agentes de desenvolvimento e representantes de municípios do Estado estiveram reunidos durante o primeiro Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do RN, realizado no auditório do Sebrae.

O encontro teve como objetivo capacitar e estruturar a rede de agentes de desenvolvimento local, além de promover uma troca de experiências exitosas. “O Sebrae tem atuado com as capacitações para unir os gestores e formar essa rede, para que ela passe a existir e consiga fomentar a economia do Rio Grande do Norte”, comentou Thales Oliveira, Gestor de projetos na unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae RN.

Na programação do seminário, o consultor do Sebrae e palestrante, Venâncio de Queiroz, apresentou os aspetos da liderança para empreender no desenvolvimento local, com a construção de cenários futuros e liderança visionária.  Ele explica como a formação de uma rede contribui para o estímulo do crescimento regional.  “A principal estratégia do Fórum é construir ações dentro de uma lógica de rede onde as boas práticas são aplicadas e serve de inspiração para demais localidades. Não importa o tamanho do projeto, mesmo pequeno ele vai trazer impacto positivo na vida das pessoas”, enfatizou o palestrante.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Lahyre Rosado Neto, destacou a importância de receber representantes de outros municípios. “A vinda desses secretários de outros municípios aqui para Mossoró, nos permitiu apresenta-los a realidade da nossa cidade. Nós somos um pólo econômico não somente de grandes negócios, responsável pelos principais itens da pauta de exportação do Estado, mas também temos cases de sucesso de micro e pequenos empresários locais que fortalecem o desenvolvimento econômico da nossa região”, comentou.

Conhecer as iniciativas de cidades mais desenvolvidas também foi o interesse do Agente de Desenvolvimento do município de São Bento do Norte, na região de Mato Grande, Eriberto Freire. “Esse é um momento muito importante porque compartilhamos experiências e vamos levar novas ideias para o desenvolvimento local do nosso município. Nós nos deslocamos para ver também as experiências de Mossoró, esse exemplo de cidade”, destacou.