25 de junho de 2018

Mundo Disruptivo: O Impacto da tecnologias no mercado e nas relações de consumo


Automóveis que voam, máquinas que aprendem, realidade virtual, tecnologias vestíveis (wearables) e internet das coisas (IoT) estão revolucionando o mercado, as relações de consumo e a comunicação entre as pessoas. É a chamada disrupção, conceito criado há 20 anos pelo americano Clayton Christensen e que se caracteriza pelo surgimento de negócios inovadores, empoderamento do consumidor e por uma sociedade cada vez mais hiperconectada.

Palavra do momento, a disrupção consiste na ruptura de modelos de negócios, impactando principalmente os líderes de mercado e criando novas conexões. “Acaba com um determinado setor econômico e cria, em cima dessa ruína, um novo setor”, explica Roberto Kanter, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na área de Marketing e Vendas e diretor da Canal Vertical, empresa que trabalha com inovação e marketing. “Disruptura não é criar novo serviço, mas destruir para criar algo novo sobre o que existia”, observa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *