Mossoró sediará discussões para implantação do plano de desenvolvimento do semiárido

Mossoró sediará discussões para implantação do plano de desenvolvimento do semiárido


Na manhã da última quinta-feira, 6, representando a prefeita Rosalba Ciarlini, que está cumprindo agenda em São Paulo, a vice-prefeita, Nayara Gadelha, recebeu no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, representantes do Comitê Pró Plano de Desenvolvimento do Semiárido. A reunião, que contou com membros do Comitê e representantes do município, foi realizada com o intuito de apresentar o plano de desenvolvimento que se inicia com a realização do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio, em Mossoró. O evento vai contar com a presença de prefeitos, governos estaduais, além de representantes do Governo Federal e da Frente Parlamentar do Semiárido.
O plano representa a implementação de políticas públicas a serem desenvolvidas no semiárido, a exemplo do desenvolvimento das cadeias produtivas da região, entre outras ações.
A vice-prefeita, Nayara Gadelha, fez questão de destacar a importância do plano de desenvolvimento para a implementação de políticas públicas para fomentar a economia e alternativas de convivência com o semiárido. “É com muita alegria que recebemos a equipe do Governo Federal para ressaltar a importância da nossa cidade para a região Nordeste, tendo em vista as nossas potencialidades econômicas e culturais. ‘O semiárido pode ser a solução do semiárido’, isso quer dizer que é aqui mesmo, com as nossas riquezas, que podemos nos projetar nacionalmente através de políticas públicas aplicadas e adaptadas à nossa realidade”, comenta.
O presidente do Comitê Pró Plano de Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Curado, diz que Mossoró foi escolhida para sediar o fórum por ser reconhecida como a Capital Nacional do Semiárido, e que o encontro de hoje foi realizado com o intuito tratar do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 , que tem a Prefeitura de Mossoró como principal parceira. “O fórum marca o início do subsídio para atualizar o grande plano de desenvolvimento do semiárido, reunindo informações e sugestões, para a consolidação de um documento que será encaminhado para a Frente Parlamentar em Prol do Semiárido para que seja apresentado um projeto de lei que institucionalizará o plano”, explica.
Participaram da reunião o presidente do Comitê Pró Plano de Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Curado, o General Ridauto, da Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, e membros do comitê, Paulo de Tarso, Paulo Liberato, Frederico Calazans, Paulo Boechat e Luiz Soares, professor da Ufersa. Representando a Prefeitura de Mossoró, estiveram presentes, além da vice-prefeita, Nayara Gadelha, o secretário do Planejamento, Aldo Fernandes, a secretária de Comunicação, Aglair Abreu, o secretário de Cultura, Eduardo Falcão, a gerente de Agricultura, Fátima Vale, e o chefe de Gabinete de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Dantas.