Mossoró sedia encontro de secretários municipais de educação
10 de maio de 2018

Mossoró sedia encontro de secretários municipais de educação


Teve início nesta quarta-feira, 09, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, um encontro que reúne secretários municipais de educação de 14 municípios da região oeste. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do encontro é estudar, monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação (PME) que está sendo posto em prática em cada cidade. O município de Mossoró foi escolhido para sediar o encontro, que se encerra nesta quinta-feira, 10, por ser a maior cidade da região.

“Cada cidade brasileira possui o seu Plano Municipal de Educação, que tem duração de 10 anos, e por ser um plano que tem uma longa duração é preciso parar, sentar e avaliar, para perceber se as metas estão sendo atingidas ou não, e o que fazer para tentar responder as necessidades que precisam ser superadas para oferecer uma educação a todos os brasileiros”, explicou Glauciane Pinheiro, avaliadora estadual do Sase/MEC.

A secretária Municipal de Educação de Mossoró, Magali Delfino, esteve presente ao encontro para recepcionar os municípios convidados e destacou que no município de Mossoró a Meta 1 do Plano Municipal de Educação já foi atendida em sua totalidade e o município hoje tem condições matricular todas as crianças de 4 a 5 em suas unidades de ensino.

“Já estamos cumprindo satisfatoriamente a Meta 1 do plano que é universalizar a educação a todas as crianças de 4 a 5 anos de idade. Para isso a Secretaria de Educação realizou um planejamento que tornou possível a ampliação no número de salas de aula para oportunizar um número ainda maior de vagas. Estamos agora trabalhando para em breve atender de forma plena as crianças de com menos de 3 anos”, explicou Magali Delfino.