Mossoró realiza 1ª Audiência Pública do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação

Mossoró realiza 1ª Audiência Pública do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação


Na manhã desta terça-feira, 04, a Secretaria Municipal de Educação realizou a 1ª Audiência Pública do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Mossoró. Para este evento, que aconteceu no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a Secretaria de Educação convidou personalidades ligadas à educação, nos níveis fundamental, médio e superior, para compartilhar o debate. O Plano Municipal de Educação está integrado aos Planos Estadual e Nacional de Educação, com foco na realidade local.

Para realizar o monitoramento e a avaliação foi instituída por meio de decreto uma comissão coordenadora composta por membros da Secretaria Municipal de Educação (Magali Delfino), Conselho Municipal de Educação (Antônia Rilzonete), Fórum Municipal de Educação (Fátima Araújo) e Câmara Municipal de Mossoró (Francisco Carlos), com o objetivo de conduzir o processo de monitoramento contínuo e avaliação periódica do Plano Municipal de Educação, em atendimento a legislação vigente.

O monitoramento e avaliação são necessários e importantes para garantir a execução das 20 metas e 288 estratégias que norteiam o Plano Nacional de Educação. O Plano Municipal de Educação é decenal com metas e estratégias previstas para execução no período de 2015 a 2025. “É um grande desafio atender a tantas metas e estratégias. Entretanto não estamos fugindo às nossas responsabilidades e com o apoio de toda a sociedade iremos vencer cada meta e estratégia”, apontou a secretária municipal de Educação, Magali Delfino, que está coordenando a comissão de monitoramento do Plano Municipal de Educação de Mossoró.

De acordo com o cronograma quatro etapas estão sendo seguidas para o processo de monitoramento e avaliação:

– Organização do trabalho

– Estudo do plano

– Monitoramento contínuo das metas e estratégias, e

– Avaliação periódica do plano