reuniao-tce-planejamento-678x381

Mossoró é pioneira em projeto do TCE sobre planejamento estratégico na gestão pública; ação será levada para as demais secretarias


Um novo clico do projeto “Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle” será realizado em dezembro em Mossoró. A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e já foi aplicada na Fazenda e a partir do último mês do ano será desenvolvida nas demais secretarias. Mossoró é pioneira nas ações que visam o desenvolvimento de um planejamento estratégico nos órgãos públicos.

Representantes da Prefeitura participaram de reunião essa semana, onde foi discutida a experiência de Mossoró e a implantação nas secretarias que integram o Município. A reunião  contou com a presença dos secretários de Planejamento, Aldo Fernandes, da Fazenda, Abraão Padilha e da controladora do município, Fátima Marques, além dos conselheiros Tarcisio Costa e Gilberto Jales, respectivamente diretor da Escola de Contas e corregedor geral; a coordenadora da Escola de Contas, Marlúsia Saldanha e os facilitadores da capacitação, o coordenador da Assessoria de Planejamento e Gestão, César Gláucio Torquato e o auditor de controle externo, Ricardo Villaça.

O projeto realizado pelo TCE nos municípios tem como objetivo introduzir na administração pública a cultura do planejamento, controles internos, técnicas de construção dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), além da implantação de ferramentas de educação continuada, de eficiência, de inovação, de participação e práticas essenciais para o desenvolvimento institucional.

Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu, Bom Jesus, Portalegre e Jardim do Seridó já adotam em suas gestões o conteúdo transmitido pelo programa. De acordo com Aldo Fernandes, a gestão pública sai da esfera política para a técnica. “O foco é a profissionalização da gestão”, finalizou Aldo Fernandes.