19 de setembro de 2018

Mossoró é destaque em encontro nacional da Unesco


Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, aconteceu em Salvador, capital da Bahia, o 24º Encontro das Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), rede internacional que trabalha pelos valores da cultura da sustentabilidade e da paz. Mossoró participou do evento e foi premiado através da Escola Municipal Rotary. A escola conquistou o Certificado Unesco que comprova a excelência de todos que fazem a educação na Rede Municipal de Ensino.

A Escola Municipal Rotary, localizada no bairro Santo Antônio, foi a primeira escola pública do município a receber a certificação. O reconhecimento aconteceu por meio de um projeto desenvolvido pela pedagógica da escola intitulado: “Trânsito: espaço público, direitos e deveres”, desenvolvido com todos os alunos da escola, encaminhado para a Unesco, avaliado, e aprovado pelo Comitê Internacional de Paris.

“Toda a Rede Municipal de Ensino está muito feliz com esse resultado obtido pela Escola Municipal Rotary. Para o município de Mossoró ter uma escola publicada certificada pela Unesco é resposta para todo os investimentos que a gestão vem realizando na Educação e prova que cada centavo investido tem retorno. Nosso sentimento é de orgulho e queremos parabenizar a equipe pedagógica da escola pelo trabalho desenvolvido com os alunos, que também estão de parabéns por se dedicarem aos estudos”, celebrou a secretária municipal de Educação, Magali Delfino.

O convite para se cadastrar no PEA da UNESCO partiu da direção do Colégio Mater Christi no ano de 2017. As idealizadoras do projeto foram as professoras Maria das Graças de Araújo (articuladora), Jacirene Libânio da Silva, Sílvia Fernandes do Vale, e Rita Célia Alves Melo. Todos os professores da escola participaram ativamente do cronograma das atividades desenvolvidas, tanto em 2017 quanto em 2018.

PEA – Programa de Escolas Associadas comprometidas a promover os ideais, valores e prioridades da UNESCO, criada em 1953. Hoje, são 10.000 escolas em 180 países. No Brasil, são 382 instituições associadas, que trabalham para construir ativamente um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável, em linha com os objetivos do Plano Estratégico da Rede PEA 2014-2021, que são:

⦁ A aprendizagem intercultural.

⦁ O desenvolvimento sustentável.

⦁ A cultura da paz.

⦁ O conhecimento do Sistema ONU e dos desafios a serem enfrentados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *