50108185551_723753df7a_k-678x381

Mossoró: Centro de Atendimento da Covid-19 completa 15 dias de funcionamento com quase 2 mil pessoas atendidas


O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 criado pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, completa nesta terça-feira (28) 15 dias de funcionamento com quase 2 mil pessoas atendidas. O espaço funciona em um anexo da Unidade de Pronto Atendimento do Belo Horizonte (UPA/Belo Horizonte) exclusivamente para prestar assistência aos mossoroenses sintomáticos suspeitos do novo coronavírus.

Diariamente são distribuídas 120 fichas para atendimento, sendo 60 pela manhã e mais 60 a tarde. Cerca de 90% do número total de usuários atendidos nos 15 dias foram testados entre testes rápidos e SWAB, respeitando o protocolo do Ministério da Saúde com relação a eficiência do exame de acordo com os dias de sintomas informados. Os outros 10% eram pacientes que não respondiam aos critérios de coleta, tendo o quadro com indicação para alguma arbovirose (Dengue ou Chikungunya).

O público do Centro de Atendimento da Covid-19 são pessoas sintomáticas covid-19 leves, que podem ser encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde ou procurar diretamente o Centro na UPA do Belo Horizonte. Assim que o paciente chega é feita uma ficha de atendimento, verificação dos sinais vitais e logo em seguida é encaminhado ao Centro de Atendimento Covid para atendimento com médico, realização do teste do novo coronavírus e prescrição de medicamentos.

O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h.