Morre Marconi Grevi, arquiteto que projetou Catedral Metropolitana de Natal


O arquiteto Marconi Grevi faleceu, nesta terça-feira (23), em Natal. Um dos pioneiros da arquitetura no Rio Grande do Norte, Marconi Grevi foi o responsável pelo projeto da Catedral Metropolitana de Natal.

Em nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte lamentou a morte de Grevi. Não há ainda a confirmação sobre a causa da morte do arquiteto.

“O CAU/RN lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Marconi Grevi, um dos pioneiros da arquitetura do Rio Grande do Norte. Referência no segmento, Grevi foi professor na antiga ETFERN, atual IFRN, e na UFRN. Além de arquiteto e professor, Marconi Grevi se destacou nas artes como pintor, escultor e tapeceiro. Entre seus feitos na arquitetura, o destaque para a Catedral Metropolitana. Nesse momento de dor, o Conselho se solidariza com a família e amigos”, disse a nota publicada pelo CAU/RN.

Catedral

A confecção do projeto da atual Catedral Metropolitana de Natal foi realizada, tendo como base o princípio da funcionalidade, que define que uma Igreja “é bem sucedida se estiver completamente a serviço do culto e se der a esse mesmo culto beleza e intrínseca sacralidade”.

O primeiro projeto para a nova Catedral apresentava uma igreja em forma de cruz, que logo foi descartada pela pouca capacidade de acomodação dos fiéis. O novo projeto deu condições para que a Catedral acomodasse 3 mil pessoas sentadas. Foi então que Marconi Grevi realizou o projeto arquitetônico, contando com o projeto estrutural do Engenheiro José Pereira da Silva.

A planta da Catedral Metropolitana possui forma trapezoidal, tendo dois pavimentos: a nave, que é um vão único, onde acontecem as celebrações litúrgicas; o subsolo, onde funciona o Centro Pastoral Pio X, o Gabinete do Arcebispo, a Cúria Metropolitana, a Reitoria da Catedral, além da coordenação de diversas pastorais.

O acesso ao Centro Pastoral se dá pela Av. Floriano Peixoto. Ainda no centro pastoral, exatamente sob o altar principal na Catedral localiza-se a Capela do Santíssimo Sacramento, abençoada por São João Paulo II, durante a visita que fez ao Brasil por ocasião do XI Congresso Eucarístico Nacional, em outubro de 1991.

Fonte: Tribuna do Norte