07 de agosto de 2018

Ministra Maria de Assis Calsing se despede do TST


A ministra Maria de Assis Calsing aposentou-se. Ela presidia a Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho.

Mineira de Juiz de Fora, ele bacharelou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília ” CEUB (1978) e é Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (1982).

Maria de Assis Calsing começou a carreira jurídica como advogada, em 1979, e depois foi assessora jurídica do Ministério das Relações Exteriores, de onde saiu para assumir o cargo de Juíza do Trabalho Substituta, no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, onde tomou posse em fevereiro de 1984.

Como Juíza Substituta, atuou em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande.

Foi Juíza Presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia, da 4ª e da 9ª Juntas de Conciliação e Julgamento de Brasília.

Em janeiro de 1993, tomou posse como Juíza do TRT da 10ª Região e, naquele Regional, exerceu diversos cargos, tendo presidido a Corte no biênio 1996/1998.

Desde outubro de 1998, esteve convocada para o Tribunal Superior do Trabalho, em períodos descontínuos, tendo permanecido na Corte até tomar posse como Ministra, em 17 de maio de 2007.

No Tribunal Superior do Trabalho, a ministra integrou a 4.ª Turma desde que tomou posse e fez parte da Subseção I e da Subseção II da Seção Especializada em Dissídios Individuais e, atualmente, integra a Seção Especializada em Dissídios Coletivos.

Maria de Assis Calsing também atuou como Conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (2013/2015) e foi membro da Comissão Permanente de Jurisprudência e de Precedentes Normativos, Conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, Presidente da Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *