Prefeita-Rosalba-Ciarlini-anuncia-funcionamento-do-Hospital-São-Luiz-exclusivo-para-coronavírus-1-678x381

Mais da metade dos leitos para Covid-19 em Mossoró está ocupada por pacientes de outros municípios


Mossoró hoje conta com 53 pacientes com Covid-19 internados na rede de saúde pública, dos quais 27 são de outros municípios. Ou seja, mais da metade dos leitos. Só em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são 16 de Mossoró e 17 de cidades vizinhas. Com isso, Mossoró tem a sua rede hospitalar sobrecarregada, dificultando o atendimento e preenchendo rapidamente os leitos disponíveis.

Nesse sentido, faz-se necessária a reestruturação dos hospitais regionais nas cidades próximas, além da implementação de medidas já adotadas pelo Município, como barreiras sanitárias e maior rigor na fiscalização de estabelecimentos e pontos de maior fluxo, diminuindo o risco de contaminação. Aliado a isso, a ampliação dos leitos de responsabilidade do Governo do Estado.

Segundo informações da Central de Regulação de Leitos, pela necessidade crescente de pacientes de outros municípios, e mesmo com Mossoró chegando a controlar a curva da pandemia, a cidade deve vivenciar o pico da contaminação dos cerca de 70 municípios da região, que são destinados a Mossoró para tratamento da Covid-19. “Mossoró chega a receber até pacientes do Ceará, como é o caso de Icapuí”, complementa a secretária de Saúde, Saudade Azevedo.

Conforme anunciado, o Município intensificou as medidas, aumentando o rigor na fiscalização e estabelecendo sanções como multas aos estabelecimentos que descumprirem os decretos. As medidas foram publicadas ontem, 20. Neste final de semana a Vigilância vai dar início às visitas aos estabelecimentos comerciais com orientações para aqueles que estão autorizados a funcionar, mas que precisam adotar as medidas de prevenção. A partir de segunda-feira, 25, será iniciada a aplicação de multas para os que desobedecerem os decretos.

Com a definição do maior rigor nas medidas, Mossoró ainda não avalia a necessidade de lockdown, mas o quadro da pandemia na cidade vem sendo observado e discutido pelo Comitê de Enfretamento à Covid-19, que delibera as ações e define os próximos passos.

Veja a lista de ocupação de leitos em Mossoró para Covid-19

UTI 
Hospital Regional Tarcísio Maia

Mossoró 8
Tibau 1
Assú 2
Felipe Guerra 1
Baraúna 1
Areia Branca 1

Hospital São Luiz

Mossoró 8
Areia Branca 3
Felipe Guerra 1
Assú 2
Janduís 1
Baraúna 1
Apodi 2
Pendências 1

Enfermaria
Mossoró 10
Assú 3
Serra do Mel 1
Areia Branca 5 Pendências 1