12 de janeiro de 2019

Gestantes com diabetes são prioridade durante entrega de fita teste e lancetas


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró disponibiliza gratuitamente insumos para monitoramento da diabetes das gestantes diagnosticadas com diabetes gestacional, como fitas testes e lancetas. A Secretaria de Saúde tem total respeito com as mulheres grávidas que disponibiliza, também, o aparelho glicosímetro, que serve para medir a glicose. Durante a entrega desses insumos, no Setor de Insulinas da Secretaria, elas são prioridades e não ficam em fila de espera.

O Setor de Insulinas foi abastecido das fitas testes e lancetas na última terça-feira (08), dando continuidade à distribuição logo em seguida. Quando diagnosticadas com diabetes gestacional, as gestantes recebem um aparelho glicosímetro mais 100 lancetas e 50 fitas (mensalmente).

As gestantes podem contar com o apoio do Município nos seguintes equipamentos de Saúde: Atendimento de alto risco realizado no Laboratório Materno Infantil (AMI) e nos Casos de Urgência/Emergência, na Maternidade Almeida Castro; Atendimento nos ambulatórios das Universidades parceiras, UERN e UFERSA. Além de, quando necessário, encaminhamento para atendimento nas maternidades de referência do Estado; Acompanhamento Nutricional nas Unidades Básicas de Saúde e pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Para receber esses cuidados, as grávidas precisam seguir os fluxos determinados pela Secretaria: Ser encaminhada para Farmácia Central, pelo profissional que faz seu pré-natal; Trazer requisição médica, solicitando todo material a que tem direito para o tratamento da diabetes gestacional, durante o pré-natal; Estar com os documentos pessoais como o Cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência; Comparecer no horário das 07h às 11h e das 14h às 17h.

Apesar de todas as dificuldades, a Secretaria de Saúde vem se esforçando para oferecer a integralidade dos cuidados da saúde das gestantes mossoroenses. Uma prova dos resultados positivos que o Município já pode se orgulhar é a redução significativa da mortalidade materna, como também, a taxa de mortalidade infantil, sendo uma das menores registradas nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *