Estação Juventude 2.0 inicia oficina de fotografia para deficientes auditivos em Mossoró

Estação Juventude 2.0 inicia oficina de fotografia para deficientes auditivos em Mossoró


A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, deu início na tarde desta quarta-feira (4) a mais uma oficina de fotografia do programa Estação Juventude 2.0. Desta vez, um momento para comemorar e mais do que especial. São 22 alunos na turma, sendo que 11 são deficientes auditivos. É uma demonstração de preocupação do município com a política de assistência social e inclusão.

“Teremos um intérprete de libras que vai participar durante todo o momento das aulas. Hoje é um dia especial para o programa Estação Juventude, onde Mossoró também passa a ser referência para todo o país no quesito inclusão. Além de aprenderem novas habilidades, estamos buscando a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e isso é muito importante”, destacou a vice-prefeita Nayara Gadêlha.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 10 milhões de pessoas surdas no Brasil. Isso equivale a 5% da população brasileira.

Lorena Ciarlini, Secretária de Desenvolvimento Social e Juventude, esteve presente na primeira aula. “É um momento único. É um marco e um diferencial dentro da gestão. Estamos oferecendo oportunidades para aqueles que mais precisam de inclusão”, falou.

As aulas contarão com a presença do professor Allan Phablo e do intérprete de libras, Marciel de Oliveira. A aluna da oficina, Sulamita Praxedes, falou da importância do curso na questão da capacitação. “É bom esse aprendizado com a fotografia. Consegui e vou ter força para continuar. No futuro quero estar capacitada para trabalhar e ter uma experiência. Todos os surdos podem e são capazes de fazer isso”, falou.

Animada com o início das aulas, Izabele Torres já pensa no que quer fotografar. “O curso de fotografia é muito importante tanto para os surdos como ouvintes. Quero me capacitar para tirar fotos de casamentos, florestas, crianças e eventos especiais. É muito importante para nós”, comemorou.

São oito aulas até a conclusão da oficina de fotografia.

ESTAÇÃO JUVENTUDE 2.0

As inscrições nas oficinas do Estação Juventude continuam. Para quem tem interesse é só se dirigir à vice prefeitura das 7h às 13h, levando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e folha resumo do Número de Inscrição Social (NIS).