16 de junho de 2018

Em Natal, PGJ presta contas do primeiro ano de gestão


A segunda etapa dos Encontros Regionais 2018 aconteceu nesta sexta-feira (15) em Natal. Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, apresentou para membros e servidores uma prestação de contas do primeiro ano de sua gestão.

“Na próxima semana a equipe que está à frente da Procuradoria-Geral de Justiça completa um ano de intenso trabalho, buscando equacionar as dificuldades e as realizações. Mesmo com a grande dificuldade que enfrentamos relativas à crise financeira do Estado, pudemos concretizar muitos projetos que trouxeram um novo ânimo para a instituição”, explicou Eudo Leite.

Entre os projetos, estão a mudança das Promotorias de Justiça de Natal para um novo prédio, a criação do Disque Denúncia do Gaeco, o incentivo às ações de autocomposição e a renegociação de contratos que resultaram em economia significativa no custeio.

Complementando as informações apresentadas, a procuradora-geral de Justiça adjunta (PGJ-A), Elaine Cardosos de Matos Novais Teixeira, destacou o modelo democrático com que as ações têm sido desenvolvidas nesse primeiro ano.
“Nossa intenção sempre foi trazer todos os integrantes da instituição para poderem contribuir para as discussões dos assuntos institucionais”, explicou a PGJ-A.

A própria iniciativa de realizar os Encontros Regionais é uma das principais ações de fomento ao diálogo institucional. E nesta segunda etapa, que aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, os membros e servidores puderam conhecer as ações concretizadas até agora e aquelas ainda em curso em todo o MPRN. Para isso, foram apresentados os projetos institucionais que compõem o novo ciclo do Planejamento Estratégico do MPRN; as iniciativas voltadas para capacitação, como o “Formar MP” e o “Rever MP”, capitaneadas pelo Ceaf; e o novo projeto de virtualização do Ministério Público, o “E-MP”, que deve iniciar no mês de agosto.

O servidor do MPRN em Assu, Elenilson Rodrigues, reconheceu a busca de diálogo: “os encontros são muitos importantes, principalmente para quem está no interior e não tem contado direto com o que acontece na sede. Esses momentos possibilitam que fiquemos informados e possamos discutir tudo que está ocorrendo em prol de melhorias para a instituição”, finaliza.

Após a apresentação inicial, a dinâmica das discussões dividiu os participantes em duas salas. A primeira para tratar de assuntos relativos ao trabalho dos membros, que foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça; e a segunda, com as discussões entre o diretor-geral, Jean Marcel Cunto Lima, e os servidores.
Para o promotor de Justiça, Leonardo Nagashima, o mais importante dessas rodas de encontros regionais é poder “dar maior transparência à atuação da administração”. Ele destaca, também, que com isso, os membros e servidores podem “se sentir mais próximos da gestão. E, assim, saberem como podem se integrar e como isso vai se reverter de modo positivo para todos”.

Os Encontros Regionais 2018 têm mais duas etapas previstas para acontecer em Mossoró, no dia 20 de junho e Martins, no dia 21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *