22 de março de 2019

Educação Especial realiza curso de formação para 50 novos estagiários


A Secretaria Municipal de Educação contratou mais 50 novos estagiários para atuarem nas salas de aula com alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino, e esses auxiliares estão entrando no processo de formação continuada oferecida pelo setor da Educação Especial. O curso de formação continuada para estagiários já é oferecido aos estudantes universitários que possuem contratos mais antigos.

“Estamos recebendo esses novos estagiários e é importante oferecer cursos de formação para que esses estudantes universitários possam contribuir de forma efetiva com o trabalho de ensino realizado pelo professor. Ao todo são 265 estagiários e os mais antigos já estão inseridos nos cursos de formação. Todo o trabalho é feito na perspectiva de mostrar a esse estagiário o quanto o trabalho deles é importante no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos com deficiência”, destacou Selma Bedaque, coordenadora da Educação Especial.

O primeiro encontro dos novos estagiários aconteceu na tarde da última quarta-feira, 20, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. O tema abordado no encontro foi “Construindo pontes com você”. O objetivo é sensibilizar e envolver os estagiários na política de inclusão e também oferecer apoio pedagógico para que eles ajudem o professor a potencializar o trabalho de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência.

“O estagiário é um auxiliar que faz toda a diferença no trabalho feito em sala de aula pelo professor quando na turma há a presença de crianças com deficiência. A responsabilidade é do professor, mas o estagiário atua para contribuir no processo de inclusão e isso só acontece de fato, se esse auxiliar compreender a sua importância na rotina. Nessas formações nós também exploramos práticas inclusivas para serem postas em prática pelos estagiários”, finalizou Selma Bedaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *