Drive-thrus de vacinação em Natal abrem nesta sexta-feira, 22


Em dois dias de Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o município de Natal já imunizou 7.069 profissionais de saúde nas estruturas montadas em esquema de drive-thru na capital. Em função da grande procura, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) estendeu o funcionamento dos drive-thrus de vacinação até esta sexta-feira (22).

Nesta quinta-feira (21), 3.155 profissionais de saúde da capital receberam a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan. No primeiro dia da vacinação, 3.914 doses foram aplicadas. Os profissionais de saúde que ainda não se imunizaram podem procurar os pontos na Arena das Dunas, no Palácio dos Esportes, no Ginásio Nélio Dias ou na área externa do Shopping Via Direta, das 8h às 16h.

As equipes da SMS Natal intensificaram a fiscalização para garantir que apenas o público-alvo dessa primeira fase da campanha seja contemplado.

“Reforçamos que o profissional de saúde contemplado nessa fase deve levar a sua escala de trabalho do mês atual e documento de identificação. Outro ponto que quero destacar é que temos duas estruturas montadas com sala de vacinação para pedestre, uma no Via Direta e outra no Nélio Dias”, explicou o titular da SMS Natal, George Antunes.

Internação
O Hospital de Campanha de Natal recebeu na noite da quarta-feira (20), 16 pacientes oriundos do Amazonas para tratamento da Covid-19 em leitos clínicos da unidade. O prefeito Álvaro Dias e o secretário de Saúde George Antunes acompanharam a operação.

“Estamos estendendo a mão amiga do povo de Natal para ajudar a salvar as vidas dos nossos irmãos de Manaus. No Hospital de Campanha de Natal, eles terão toda assistência necessária: oxigênio, medicamentos, respiradores e toda a terapêutica apropriada para que suas vidas possam ser salvas”, disse o prefeito Álvaro Dias.

A decolagem do voo ocorreu às 16h em Manaus. A aeronave pousou por volta das 20h30 na Base Aérea de Natal.

Para a transferência dos pacientes, a Secretaria de Saúde de Natal disponibilizou oito viaturas do SAMU Natal, sendo duas ambulâncias básicas, três ambulâncias de suporte avançado e três veículos do transporte sanitário.

“Natal deu mais uma demonstração de cidadania e de solidariedade ao oferecer apoio aos irmãos do Amazonas. Preparamos toda uma infraestrutura no nosso Hospital de Campanha para receber e internar esses pacientes. Foi um processo de organização muito bem feito que integrou as Secretarias de Saúde de Natal e do Estado e Ministério da Saúde. Isso é o SUS, a integração dos três entes da federação em prol da saúde da população”, disse George Antunes.

A STTU disponibilizou 12 Agentes da Autoridade de Trânsito Batedores, do seu Pelotão de Escolta, que garantiu o cumprimento de horários e a segurança no deslocamento dos pacientes. Além da SMS Natal e da STTU, a Polícia Militar, o SAMU RN e ambulâncias da Maternidade Escola Januário Cicco e do Hospital Universitário Onofre Lopes participaram da operação.