Curso sobre uso do INSS Digital capacita mais de 60 advogados
14 de junho de 2018

Curso sobre uso do INSS Digital capacita mais de 60 advogados


A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram, no último dia mês de maio, uma capacitação para 60 advogados da capital potiguar, com o objetivo de auxiliar no manuseio do INSS Digital, permitindo o acesso digital aos processos administrativos, bem como o protocolo dos requerimentos ou revisões de benefícios, sem a necessidade de ir a uma agência.

O INSS Digital dispensa o cidadão de comparecer a uma agência para requerer benefícios. O projeto piloto também permitirá que os advogado tenham acesso aos processos administrativos do INSS via internet. A capacitação entre a OAB-RN e o INSS para facilitar a atuação dos advogados norte-riograndenses só foi possível após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, firmada este ano.

Para o presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RN, advogado Jean Letellier, “essa  capacitação foi de grande valia, tendo em vista que  muitos já são usuários de sistemas jurídicos virtuais. O INSS Digital tem algumas peculiaridades que o diferencia dos sistemas virtuais aos quais os advogados estão habituados”.

Essa ferramenta, de extrema importância para todos os advogados que acompanham processos de aposentaria, pensão, revisão da pensão, ou seja, todos àqueles processos que, antes, o advogado tinha que ir até a agência do INSS,  agora não necessitará mais se deslocar a uma unidade previdenciária.