27 de setembro de 2017

Conexão Direta: projeto da Corregedoria chega a sua 20ª edição, na comarca de Mossoró


A Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) promoveu ontem (26), na comarca de Mossoró, a 20ª edição do projeto “Conexão Direta”. O objetivo é ouvir a população, usuários da Justiça e operadores do Direito para discutir o aprimoramento das atividades do Poder Judiciário potiguar. O evento foi realizado no auditório do Fórum Silveira Martins e contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira, e da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarline.

A corregedora geral de Justiça, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, destacou que o projeto tem sido visto como uma forma ousada de aproximação com a sociedade – ao possibilitar sugestões e críticas aos serviços desempenhados – e que é um diferencial da gestão, buscando a participação popular para fortalecer democracia. “Vamos às comarcas para orientar e buscar a melhoria dos serviços prestados, observando a estrutura das unidades jurisdicionais e o que pode ser feito pelos cidadãos que procuram a Justiça”, pontuou a corregedora.

O presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, afirmou que a magistratura está alargando sua visão sobre a sociedade e do papel desempenhado pelos magistrados, buscando uma maior aproximação. “Nessa prática, ganhamos os dois lados. Os cidadãos, porque têm mais acesso aos magistrados. E os magistrados, porque podem perceber com mais realidade as necessidades, os anseios e os sonhos dos cidadãos. O que fazemos numa audiência como esta é praticar a cidadania na sua forma mais democrática, mais direta, mais produtiva”, ressaltou Expedito.

Diretor do foro de Mossoró, o juiz Herval Sampaio parabenizou a CGJ pelo projeto, classificando-o como uma ousadia no trato da administração pública, com a disposição de ir até às comarcas para ouvir a população e eventuais críticas, sendo uma forma de promover a democracia.

A prefeita de Mossoró fez uma saudação ao desembargador Expedito Ferreira, lembrando os seus 18 anos de atuação na comarca como juiz criminal e eleitoral. “É um orgulho ter o desembargador Expedito como presidente do TJRN e ver o seu trabalho refletido por todo o Estado”. Sobre o projeto Conexão Direta, Rosalba Ciarline desejou “que possamos avançar cada vez mais na aproximação da Justiça com a população, pois quem ganha é a cidadania”.

Audiência

Após a apresentação do Plano Estratégico da Corregedoria, a desembargadora Zeneide Bezerra abriu espaço para as manifestações dos presentes. Foram levantadas questões como as medidas tomadas para a diminuição de processos de Execução Fiscal, a necessidade de uma maior capacitação dos servidores, a eventual burocracia enfrentada por pretendentes à adoção e a agregação de comarcas determinada pelo Conselho Nacional de Justiça. Para cada uma das demandas, os integrantes da Corregedoria ou os juízes da comarca davam os esclarecimentos e encaminhamentos possíveis.

Também participaram da audiência pública os juízes corregedores Fábio Ataíde, Undário Andrade e Fátima Soares; os juízes Breno Fausto de Medeiros, Kátia Guedes Dias, Anna Isabel Cruz, Carla Portela, Paulo Maia, Patrício Jorge Lobo; a procuradora geral do Município, Karina Ferreira de Souza; o advogado Kallio Gameleira, representante da OAB; os prefeitos de Caraúbas e Patu; secretários municipais e servidores do Judiciário em Mossoró.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *