21 de novembro de 2015

Conciliação do 2º Grau do TJRN inicia Semana Nacional com tem 230 audiências pautadas


O Centro de Conciliação do 2º Grau do Tribunal de Justiça do RN realiza nesta segunda-feira (23), às 9h, no prédio do antigo Grande Hotel, a abertura da 10ª edição da Semana Nacional de Conciliação, que tem como mote “O caminho mais curto para resolver seus problemas”. Cerca de 230 processos que tramitam na segunda instância estão pautados para tentativas de acordos entre as partes.

As audiências acontecem a partir das 10h de segunda e se estendem até o meio dia da sexta-feira (27), com o funcionamento simultâneo de quatro bancas de conciliação nos turnos da manhã e da tarde, com participação de quatro conciliadores em cada banca. A previsão é de que sejam realizadas 60 audiências por dia, em média.
Os processos participantes foram encaminhados pelos gabinetes do desembargadores do TJRN ao Centro de Conciliação, a pedido de uma das partes ou quando se vislumbra a possibilidade de acordo. Durante a audiências, as partes podem fechar acordo na hora, resultando no fim do processo, ou uma das partes pode apresentar uma proposta. Neste caso, o processo é suspenso por até 10 dias para que a outra parte possa fazer uma análise e decidir se aceita ou não a proposta apresentada.
Devido à alta demanda e tendo em vista a realização da própria Semana, o Centro de Conciliação já havia executado um trabalho prévio, tendo realizado 225 audiências entre os dias 4 e 19 de novembro.

“Conciliar no 2º grau é mudar toda uma cultura. É pacificar, é dar-se as mãos. Enfim, é o caminho mais curto para se promover o direito com equidade e justiça entre as pessoas”, afirma a juíza aposentada Lindalva Medeiros, que atua como conciliadora voluntária no Centro de Conciliação do 2º Grau.
A servidora Denise Nunes, que atua na Conciliação do 2º Grau, explica que não é mais possível a inclusão de novos processos para esta edição da Semana, mas que as partes que tenham interesse em conciliar podem fazer o pedido ao Tribunal de Justiça para inclusão na pauta do Centro de Conciliação do 2º Grau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *