Comissão eleitoral faz arguição com candidatos ao quinto constitucional do TRT


A comissão eleitoral da OAB/RN designada para coordenar o processo de formação da lista sêxtupla ao quinto constitucional do Tribunal Regional do Trabalho – 21ª Região vai promover nesta quarta-feira (19) uma audiência de arguição com os 23 candidatos às vagas. A sessão começa às 9 horas e será realizada no auditório da Seccional Rio Grande do Norte.

Como primeiro ato, a comissão fará aos candidatos uma apresentação dos procedimentos gerais que serão adotados na audiência. Em seguida, será feito o sorteio para definir a ordem de apresentação dos concorrentes. Uma vez estabelecida essa sequência, os candidatos serão encaminhados para uma sala reservada, esperando ser chamados a participar.

Em sua apresentação, cada candidato terá dois minutos iniciais para expor suas ideias e cinco minutos para responder a até três perguntas formuladas pelos membros da comissão eleitoral. As perguntas terão como foco temas determinados e também serão realizadas mediante sorteios. Os candidatos que encerrarem sua participação estarão liberados para deixar a audiência.

A realização da arguição é prevista no provimento 102/2004 do Conselho Federal da OAB. O objetivo da audiência é “aferir o conhecimento do candidato acerca do papel do advogado como ocupante da vaga do Quinto Constitucional, do seu compromisso com o regime democrático e a defesa e valorização da Advocacia, dos princípios gerais do Direito e do entendimento sobre os princípios que devem nortear as relações entre advogados, juízes, membros do Ministério Público e serventuários, bem como dos problemas inerentes ao funcionamento da Justiça”