c7a5b35801c6a10fd5f130b926aab119

Comissão discute criação de roteiro turístico ecológico em Natal


A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal discutiu nesta manhã (13) o projeto de Lei do vereador Fúlvio Saulo (SDD), que cria o roteiro turístico ecológico da cidade do Natal. A proposta inclui como pontos de visitação áreas de preservação (ZPAs), o Parque da Cidade, o Baobá do Poeta, o Parque das Dunas e o Parque das Mangueiras. Esses equipamentos passariam a receber mais investimentos e atividades voltadas para os turistas.

“Nossa proposta prevê a criação de parcerias da Prefeitura com o Trade Turístico de modo que o turismo ambiental ganhe espaço e o turista permaneça mais tempo na cidade, gerando mais renda e ampliando o turismo”, explicou o vereador Fúlvio Saulo. A matéria já foi aprovada na Comissão de Justiça e tramita na Comissão de Turismo. Além dos vereadores, a reunião da comissão contou com a presença de gestores de outras áreas e representantes de ONGs e da Secretaria de Meio Ambiente (Semurb), entre outros, que apoiam a iniciativa.

O gestor do Parque da Cidade, Carlos Da Hora, diz que é importante incluir o parque neste roteiro dentro da perspectiva da preservação, educação e pesquisa. “Temos um Centro de Produção de mudas, um Centro de Educação Ambiental e um Centro de Experimento e Pesquisa Científica. Dentro desses três pilares o parque faz um trabalho de divulgação e conscientização para criar multiplicadores. Os turistas precisam entender que a qualidade de vida da cidade provém do cinturão verde de dunas e áreas de proteção que temos. Com isso, ganha o turismo, o meio ambiente e a economia”, destacou o gestor.

Para os vereadores da Comissão de Turismo, as belezas naturais de Natal podem ser exploradas economicamente aliadas à preservação. “Com esse roteiro cria-se uma alternativa para que os turistas e a população conheçam melhor a cidade, garantindo uma frente de trabalho com nova perspectiva dos pontos turísticos”, avalia Kleber Fernandes (PDT). “Precisamos trabalhar melhor esses espaços e melhor divulgá-los, engrandecendo ainda mais o potencial turístico”, ressalta Robson Carvalho (PMB). Já o vereador Sueldo Medeiros (PHS) ressalta que o novo roteiro soma com o que Natal já tem a oferecer. “É inegável que a preservação precisa ser algo constante, mas podemos pensar em preservar ocupando. O turismo de sol e mar que já temos pode ser consorciado com outros aspectos da cidade”, diz.

Foto: Marcelo Barroso